“contador”
domingo, 30 de junho de 2024

STF descriminaliza porte de maconha para uso pessoal

Últimas notícias
STF descriminaliza porte de maconha para uso pessoal
Foto: Marcello Casal / Agência Brasil

Supremo Tribunal Federal (STF) descriminaliza o porte de maconha para uso pessoal, após nove anos de interrupções. Com a decisão de seis votos a três, estabeleceu-se um limite de 40 gramas para diferenciar usuários de traficantes. A partir de agora, adquirir, guardar ou transportar até 40 gramas de maconha para consumo pessoal não é mais crime.

A decisão do STF não legaliza o porte de maconha, mas altera as consequências legais. Continuará proibido fumar maconha em locais públicos, porém, as penalidades serão administrativas e não criminais. A mudança abrange todo o país e entra em vigor após a publicação da ata do julgamento, prevista para os próximos dias.

VEJA TAMBÉM: Mega-Sena pode pagar R$ 100 milhões hoje

O Supremo analisou o Artigo 28 da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006), que previa penas alternativas para usuários de drogas. Mesmo com a nova decisão, o porte de maconha para uso pessoal continua sendo uma infração administrativa, sujeita a advertências, prestação de serviços comunitários e cursos educativos.

Principais pontos da decisão

Punição administrativa: A validade da Lei de Drogas foi mantida pelo STF, mas as consequências agora são administrativas. A advertência sobre os efeitos das drogas e a presença em cursos educativos seguem em vigor, aplicadas em procedimentos administrativos. O registro de antecedentes criminais para usuários não será mais considerado.

Usuário x Traficante: Para diferenciar usuários de traficantes, a Corte estabeleceu que a quantidade de maconha deve ser de até 40 gramas ou seis plantas fêmeas de cannabis. Esta quantia foi calculada a partir dos votos dos ministros, que variavam entre 25 e 60 gramas.

A decisão permite a prisão por tráfico de drogas em casos de quantidades menores que 40 gramas, desde que haja indícios de comercialização, como balanças de precisão e registros de vendas.

Abordagens e Revisões

Delegacia: A decisão não impede abordagens policiais. Usuários poderão ser levados à delegacia para que a droga seja pesada e verificada a situação. O usuário será notificado a comparecer à Justiça, mas não poderá ser preso em flagrante por porte para uso pessoal.

Revisão: O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, mencionou que a decisão pode beneficiar pessoas condenadas exclusivamente por porte de até 40 gramas de maconha, sem vínculos com o tráfico. A revisão da pena não é automática, sendo necessário recurso à Justiça.

Fonte: Agência Brasil

Siga o PB24HORAS no Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Xand Avião vai tentar recorde mundial

Xand Avião tenta bater recorde do Guinness Book com maior festa à fantasia do mundo Xand Avião revelou durante o...

ARTIGOS RELACIONADOS