“contador”
sexta-feira, 10 de maio de 2024

Teste rápido: Toyota Corolla Cross GR-S se veste de esportivo, mas desempenho é preguiçoso

Últimas notícias
teste rapido toyota corolla cross gr s se veste de esportivo mas desempenho e preguicoso
Foto Reprodução: Emily Nery

A Toyota está cada vez mais determinada em lançar versões levemente apimentada de seus carros e aproveita a expertise da sua divisão esportiva Gazoo Racing para trazer algo a mais do que um simples visual esportivo. Depois do Corolla GR-S e do SW4 GR-S, a ela também assina os novos Corolla Cross GR-Sport e Hilux GR-Sport, dupla que estreou no último mês.

Assim como o SUV de sete lugares (SW4), o Corolla Cross repaginado trouxe alterações no ajuste da suspensão, na calibração da direção, e deixou o interior mais refinado. No entanto, o motor não recebeu nenhuma modificação. Com essas novidades, a Toyota cobra R$ 188.490 – é a opção mais cara entre as que têm somente motor a combustão.

Para conferir se essas alterações pontuais permitem que o SUV médio possa ter ficado mais divertido ao volante, Autoesporte foi convidada a rodar brevemente na configuração inédita no circuito de Velo Città, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo.

Visual
As maiores alterações do SUV estão no design e se concentram na dianteira. Há uma nova grade em piano black (que deixa o carro 1 cm menor – única diferença nas dimensões), para-choque com um novo formato, faróis full LED com máscara negra, faróis de neblina reposicionados, e rodas de 19 polegadas com design exclusivo. Cá entre nós, já passou do tempo da Toyota trazer um pouco de ousadia ao desenho conservador do Corolla Cross.

sem titulo 1
Foto Reprodução: Emily Nery

Para reforçar o caráter esportivo, as laterais recebem adesivos nas cores da Gazoo Racing (branco, preto e vermelho). Retrovisores, colunas e teto também são pintados de preto e combinam com qualquer uma das três cores da carroceria – branco lunar, vermelho granada ou preto-eclipse.

A traseira se diferencia pelo emblema da GR-Sport na parte inferior da tampa do porta-malas. O local onde se abre o compartimento, inclusive, ganha uma peça com acabamento em preto brilhante. A moldura do para-choque é nova e as lanternas têm máscara negra, assim como os faróis dianteiros.

Impressões
Exceto à uma plaquinha no console central que ilustra a unidade de produção do SUV (que sugere sr uma série limitada), o Corolla Cross GR-Sport herda o interior do Corolla GR-S, o primeiro da família dos “esportivados” estrear no mercado. Ou seja, bancos revestidos em couro ultrassuede, logotipo da Toyotoa Gazoo Racing nos bancos, encostos da cabeça, tapete e volante. A costura em vermelho contrasta com a cor escura dos assentos, da manopla de câmbio, dos volantes e tapetes.

Na lista de equipamentos, não há novas tecnologias. Os equipamentos são baseados na versão XRE – a antiga configuração de topo a combustão. Desse modo, o esportivo traz central multimídia de 9”, medidores analógicos com tela TFT de 7”, ar-condicionado digital de duas zonas, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, além do pacote de assistentes de segurança Toyota Safety Sense.

A bordo
A Toyota reforça que todos os carros preparados pela Gazoo Racing precisam ter ao menos alguma mudança mecânica. Ainda que o trem de força do Corolla Cross permaneça com o 2.0 flex aspirado de 177 cv e 21,4 kgfm (associado ao câmbio CVT que simula dez marchas), a suspensão ganhou um novo braço estrutural ligado ao chassi que deixar o carro mais rígido.

A fabricante também recalibrou a direção do veículo em busca de respostas mais rápidas e precisas.

Na prática, as alterações foram pouco perceptíveis. Em altas velocidades, é possível sentir o carro mais firme no chão e com respostas mais ágeis aos comandos do condutor, especialmente no contorno das curvas. A direção harmoniza bem com a suspensão: como a carroceria rola pouco, a condução fica mais estável e passa uma maior segurança ao motorista.

Mesmo assim, fica a impressão que um motor recalibrado e mais potente seria a cereja do bolo na hora de acelerar, e conseguiria deixar a condução realmente divertida e saborosa.

O Corolla Cross GR-Sport chega para ser apenas mais uma opção do SUV da Toyota, que disputa com Jeeo Compass e Volkswagen Taos a preferência do consumidor. O desenho ousado até ajuda a encher os olhos de quem quer um utilitário esportivo com visual mais arrojado. Mas se a busca for por pura performance, o consumidor pode, ou melhor, vai se desapontar.

Siga o PB24horas Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Nova Atualização do WhatsApp muda interação dos usuários

Descubra as novidades que transformarão sua experiência no aplicativo A nova atualização do WhatsApp promete revolucionar a maneira como interagimos...

ARTIGOS RELACIONADOS