“contador”
terça-feira, 14 de maio de 2024

Tintas de tatuagem podem conter substâncias cancerígenas, diz estudo

Últimas notícias

Pesquisadores alertaram para a falta de controle das agências de saúde dos Estados Unidos em relação à qualidade dos produtos

tintas de tatuagem podem conter substancias cancerigenas diz estudo
Foto Reprodução: iStock

Um estudo feito na Universidade do Estado de Nova Iorque, dos Estados Unidos, descobriu que algumas tintas usadas para a realização de tatuagens contêm substâncias químicas que podem causar câncer. As descobertas foram apresentadas na quarta-feira (24/8), durante uma reunião da Sociedade Americana de Química, em Chicago.

Ao analisar 56 tintas usadas para a realização de tatuagem, os pesquisadores descobriram que várias tinham substâncias não listadas no rótulo e cerca de 23 continham compostos que se degeneram em contato com a radiação ultravioleta, como a luz solar, por exemplo.

“Nós não sabemos necessariamente em que os pigmentos se decompõem e essa é a verdadeira preocupação. É possível que você tenha pigmentos que por si só são seguros, mas que se decompõem em algo preocupante”, explicou o químico John Swierk.

Preocupação

Os pesquisadores alertaram que há poucas informações sobre as substâncias presentes nas tintas para tatuagem usadas nos Estados Unidos, uma vez que a Food and Drug Administration (FDA), agência semelhante à Anvisa, não acompanha a indústria de perto.

A União Europeia proibiu, em janeiro deste ano, o uso dos pigmentos azul e verde em tatuagens após a Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA, na sigla em inglês) analisar casos de câncer entre pessoas tatuadas.

O estudo norte-americano também avaliou o tamanho das partículas de 16 tintas. Metade continha partículas menores do que 100 nanômetros, o que significa que elas poderiam passar pela membrana celular e “potencialmente causar danos” às células.

“Quando você chega a esse regime de tamanho, você começa a se preocupar com nanopartículas penetrando nas células, entrando no núcleo das células e causando danos e problemas como câncer”, disse Swierk, durante a reunião.

Siga o PB24horas Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Evangelho do dia (Jo 15,9-17)

Como o evangelho de João inspira amor e união? No Evangelho de João 15,9-17, somos convidados a refletir sobre o...

ARTIGOS RELACIONADOS