Vendas de usados em dezembro superam o período pré-pandemia, mas 2020 termina com números negativos

Facebook
WhatsApp
Telegram
Email
vendas de usados em dezembro superam o periodo pre pandemia mas 2020 termina com numeros negativos
Foto Reprodução: Arquivo pessoal / Auto Esporte

Se o início de 2021 apresenta mais incógnitas do que certezas em relação à superação das crises econômica e sanitária, alguns setores econômicos já podem ao menos vislumbrar dias melhores. Com vendas aquecidas a partir do final do ano passado, o mercado de usados teve um dezembro melhor do que o período pré-pandemia: com 1.597.052 de veículos comercializados, o resultado foi 23,6% maior do que o registrado no mesmo mês em 2019.

O volume de carros usados vendidos no país em dezembro também foi 13,1% maior do que o de novembro, indicando a tendência de alta. Segundo a Fenauto (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), uma média de 72,5 mil modelos seminovos e usados foram vendidos diariamente no último mês.

Ainda assim, os bons resultados não foram capazes de repor as perdas dos primeiros meses da pandemia. Segundo a entidade, o total de vendas de 2020 foi 12,1% menor do que em relação ao período anterior, com um volume de cerca de 12 milhões de unidades comercializadas. Em 2019, 14.592.691 de carros usados foram negociados no Brasil.

A Fenauto avalia que os números ficaram aquém das projeções do início de 2020, mas a avaliação final é positiva, já que o mercado apresentou rápida recuperação após o período inicial de incertezas em relação à crise provocada pelo novo coronavírus.

Para continuar a crescer, os lojistas enfrentam o desafio de repor os estoques, com uma demanda crescente diante do aumento dos preços dos carros zero km.

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe seu comentário:

Noticias Relacionadas