Bebida pode causar dependência e trazer danos severos para a saúde

O consumo de enérgico sempre foi algo muito comum, porém, a procura entre os jovens está cada vez maior. A bebida costuma ser utilizada após passar muitas horas estudando, trabalhando ou até mesmo se divertindo e precisam de um ‘gás extra’ para se manter de pé. Contudo, de acordo com o site Meganotícias (texto em espanhol), o uso excessivo da bebida pode trazer danos à saúde e causar dependência.
A bebida energética é associada a problemas cardíacos e vasculares, principalmente quando consumidas na juventude. O problema nesse tipo de bebida está na alta concentração de cafeína. O produto é estimulante, mas deixam os receptores no cérebro cada vez mais tolerantes. Ou seja, quanto mais você consumir, mais cafeína será necessária para alcançar o mesmo efeito.
De acordo com estudos publicados na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (National Library of Medicine), a dependência ocorre após passar três dias tomando 100mg de cafeína por dia, quantidade que pode ser encontrada em um pouco mais de uma lata de energético.
A dependência pela bebida pode gerar até mesmo sinais físicos, com algumas manifestações relatadas sendo: sonolência, dor de cabeça e problemas de concentração, que podem ser sustentados por até 48 horas.
Siga o PB24horas Instagram