Volkswagen finaliza primeiros protótipos de nova caminhonete

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Projeto Tarok: Caminhonete intermediária promete revolucionar o mercado em 2026

Volkswagen finaliza primeiros prototipos de nova caminhonete

A Volkswagen confirmou recentemente um investimento de R$ 3 bilhões em São José dos Pinhais (PR) para transferir a produção do Virtus e lançar uma nova caminhonete intermediária, conhecida como Projeto Tarok. Após os primeiros flagras de uma mula dessa picape usando um Virtus esticado, os primeiros protótipos desse produto com carroceria definitiva devem em breve começar a circular nas ruas brasileiras.

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Segundo apuração da Autoesporte, a Volkswagen está finalizando os primeiros protótipos do projeto Tarok, também chamado de Udara ou VW247, pelo menos desde setembro do ano passado. Atualmente, o foco está no desenvolvimento do assoalho traseiro do modelo, enquanto a estrutura da cabine, desde o balanço dianteiro até a coluna B, será semelhante ao SUV T-Cross.

Vale lembrar que os primeiros protótipos definitivos de um veículo em desenvolvimento demoram meses para ficar prontos e têm um caráter quase artesanal, pois demandam a criação de peças com precisão milimétrica. Com a finalização desses protótipos, a Volkswagen poderá criar os moldes para replicar os componentes em escala e iniciar a montagem de novos protótipos em série na fábrica paranaense. Nossa reportagem estima que esse processo durará até o fim deste ano, com a circulação nas ruas prevista para o início de 2025.

O lançamento do projeto Tarok ou VW247 está previsto para o primeiro semestre de 2026, posicionando a caminhonete entre a Saveiro e a Amarok na gama da fabricante, com preços entre R$ 130 mil e R$ 180 mil. Suas dimensões serão próximas às da Chevrolet Montana e Renault Oroch, competindo também com as versões de entrada da Fiat Toro.

Construída sobre a plataforma MQB A0 e aproveitando a parte frontal da estrutura do T-Cross, a inédita caminhonete da Volkswagen terá cabine dupla e motor 1.4 TSI turboflex de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas e tração dianteira. A suspensão traseira será por eixo rígido com molas semielípticas, similar à Fiat Strada, garantindo maior robustez, capacidade de carga e confiabilidade.

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