
Por conta de seus produtos de alto desempenho e com preços bem mais acessíveis que a de empresas como a Apple, a Xiaomi já tem uma legião de fãs no Brasil (que foram carinhosamente batizados nas redes sociais de “Testemunhas da Xiaomi”).
Pois há mais um motivo para espalhar as boas novas: para comemorar o aniversário de 10 anos, a empresa chinesa lançou um kart elétrico em parceria com a Lamborghini que custa 9.999 yuans, ou cerca de R$ 7,9 mil na atual cotação.
Batizado de Xiaomi Ninebot Pro Lamborghini Edition, o pequeno veículo foi desenvolvido com um pacote de baterias capaz de fornecer autonomia de quase 25 km (em uma pista) e pode carregar um motorista de até 100 kg e com 1,95 m de altura.
De acordo com a fabricante, é possível regular a velocidade máxima do equipamento para promover maior segurança: de 18 km/h no modo de aprendizagem, passando para 28 km/h em uma “condução esportiva” até a velocidade máxima de 40 km/h, exclusiva para pistas.
O design do monoposto foi desenvolvido sob a supervisão da Lamborghini e conta com a icônica pintura amarela, dutos de ar simulados e o símbolo do touro da montadora de Sant’Agata Bolognese.
Para deixar a condução mais divertida, os pneus do kart foram produzidos para facilitar a realização de drifts e a maior parte da potência é distribuída para o eixo traseiro.
A experiência de dirigir esse Lamborhini em miniatura conta até com uma simulação de sons do motor: é possível selecionar o ronco de um propulsor V10 ou V12, reproduzindo o som da vibração dos pistões de modelos como o Huracán e o Gallardo.
De tudo um pouco
Apesar de ser mais conhecida no Ocidente pela linha de smartphones, a Xiaomi oferece uma vasta gama de produtos: de lixeiras inteligentes que abrem a tampa de maneira autônoma até um boné com feixes de laser para tratar a calvície (infelizmente esse produto ainda não está disponível no Brasil).
A linha de mobilidade da empresa é desenvolvida em parceria com a Ninebot, companhia chinesa que é dona da Segway — conhecida no Brasil pelos modelos de duas rodas usados por seguranças em shoppings.
Assim como em seus produtos tradicionais, o kart feito em parceria com a Lamborghini terá conexão com um app da Xiaomi que fornece informações sobre o uso do veículo, mapeamento de trajetos e o quanto resta de bateria.
Ainda não há informações sobre a quantidade de karts que serão fabricados, mas a expectativa é que sua comercialização fique restrita à China em um primeiro momento. Mas ficamos na torcida para experimentar esse pequeno touro elétrico.