“contador”
sexta-feira, 17 de maio de 2024

Evangelho de hoje (Lc 19,1-10)

Últimas notícias
evangelho de hoje lc 191 10
Foto Reprodução: Freepik

Naquele tempo: Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: ‘Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa.’ Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: ‘Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!’ Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: ‘Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais.’ Jesus lhe disse: ‘Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão.10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.’

Reflexão – “Uma vida transformada”

A experiência de Zaqueu quando teve um encontro pessoal com Jesus levou-o ao arrependimento e, por conseguinte, a fazer um gesto concreto de penitência, adquirindo uma vida nova. Podemos, então, perceber, que todo aquele (a) que se deixar olhar por Jesus e atender ao seu convite, terá a sua vida salva e terá aqui na terra dos viventes o supremo bem de uma vida transformada. Embora, fosse um pecador público, Mateus provocou aquele encontro com Jesus apesar das suas limitações. O seu gesto de subir na árvore significa o esforço que também precisamos fazer para nos reconciliar com Deus, embora a multidão tente nos atrapalhar e nos impedir de fazê-lo. A árvore pode ser alguém em quem nós nos apoiamos ou que nos leva para um grupo de oração ou a algum lugar no qual podemos conhecer Jesus. Jesus está atento a todo e qualquer gesto nosso que possa sugerir um desejo de conversão e mudança de vida. Porém, Ele não quer que fiquemos em cima da árvore, ou melhor, dependendo que alguém nos apresente a Ele. Por isso, Ele nos manda também descer da árvore para que possamos levá-Lo para a nossa casa. “Hoje eu devo ficar na tua casa”, disse Jesus a Zaqueu. Quem recebe Jesus Cristo na sua casa terá encontrado a verdadeira bem-aventurança. É na nossa casa, no nosso interior que o Senhor deseja permanecer. É no convívio do nosso coração que o Senhor faz a sua obra de misericórdia acontecer nos levando a um arrependimento sincero, a ponto de poder também devolver tudo o que havíamos usurpado antes. Não podemos nos esconder no meio da multidão, debaixo dos nossos pecados e das nossas faltas do passado. Precisamos também, como Zaqueu, procurar Jesus, desejando uma verdadeira conversão de vida. Jesus também quer entrar na nossa casa e permanecer junto da nossa família. Hoje, podemos ser para eles essa árvore que dá apoio, que sustenta e faz com que tenham um encontro pessoal com a salvação. – Quem faria o papel de multidão hoje para você não conseguir enxergar Jesus? – Quem foi para você, a árvore que o (a) fez ver Jesus? – Você já desceu da árvore? – Jesus já está morando no seu coração ou você ainda depende de alguém para encontrá-Lo? – O que pode estar impedindo você de receber Jesus na sua casa, no seu coração? – O que e a quem você prometeu a Jesus devolver para se redimir?

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Bar do Cuscuz multado por despejo de esgoto

A Operação Praia Limpa, conduzida pela Sudema, resultou em uma multa pesada para o Bar do Cuscuz. O estabelecimento...

ARTIGOS RELACIONADOS