“contador”
segunda-feira, 6 de maio de 2024

Star Wars: os melhores filmes da saga

Últimas notícias

Os melhores filmes da saga Star Wars de acordo com a equipe Tec Mundo – Com enorme relevância na indústria cinematográfica, Star Wars comemora seu aniversário em 4 de maio. A data foi escolhida devido ao trocadilho com a famosa frase da franquia: “May the Force be with you” (“Que a Força esteja com você”, em português). É inegável que a obra ainda conquista diversos fãs por seu conteúdo inovador — em termos de história e tecnologia — e é referência na cultura pop, com seus ícones, como sabre de luz, incríveis naves espaciais e personagens marcantes.

Além disso, apresenta temas universais e eternos, como questões de moralidade e luta do bem contra o mal em meio a cenas emocionantes e revolucionárias de ação, com tom de suspense, romance e humor.

Star Wars comemora seu aniversário em 4 de maio
IMDb/Reprodução

Para celebrar o universo de Star Wars, o dia é marcado por diversos eventos em todo o mundo, com anúncios oficiais sobre futuros lançamentos e convenções com entrevistas e discussões sobre a criação de George Lucas. Muitos fãs também fazem maratonas dos filmes para honrar a franquia, algo que já se tornou tradição e uma forma de buscar fatos ou easter eggs não notados quando se assiste pela primeira vez.

Como forma de prestar um tributo a essa saga, convidamos nossa equipe para avaliar os filmes individualmente e destacamos (sem spoilers) pontos pertinentes de cada um dos episódios. Também indicamos a melhor plataforma para você maratonar online. Confira.

Star Wars: Episódio I — A Ameaça Fantasma (1999)

Nota média da equipe TecMundo: 6,35

Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma
A Ameaça Fantasma – IMDb/Reprodução

Após 13 anos do último filme da trilogia original, George Lucas deu início à fase prequel, com o objetivo de contar os anos finais da República e a trajetória de Anakin Skywalker até se tornar Darth Vader. Nesse contexto, o longa-metragem apresenta o mestre Jedi Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) e o ainda Padawan Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor). Em meio ao surgimento de uma nova ameaça Sith, os dois conhecem Anakin (Jake Lloyd), um jovem que pode ser o “Escolhido” e, segundo a profecia Jedi, trazer novamente o equilíbrio à Força.

O filme tem como ponto forte os avançados efeitos visuais para a época, com destaque para a cena de corrida de pods em Tatooine e para as lutas de sabre de luz contra Darth Maul, considerado um dos maiores acertos da nova trilogia. Porém, o título peca nos momentos de alívio cômico, em especial com Jar Jar Binks, amplamente criticado pelos fãs.

Star Wars: Episódio II — Ataque dos Clones (2002)

Nota média da equipe TecMundo: 5,82

Star Wars: Episódio II - Ataque dos Clones
Ataque dos Clones – IMDb/Reprodução

Passando-se 10 anos depois do primeiro filme, o capítulo tem como principal trama a investigação de uma tentativa de assassinato ao senador Palpatine (Ian McDiarmid) e o descobrimento de um misterioso exército de clones. Isso resulta em um combate entre os clones e os separatistas do regime de governo.

O longa é um dos mais criticados de toda a franquia, por ter um enredo de lenta execução e dar início ao romance proibido entre Anakin (Hayden Christensen) — agora Padawan — e Padmé Amidala (Natalie Portman). E surgem eventos que despertam a fúria do jovem aprendiz, orientando os rumos de seu destino.

Star Wars: Episódio III — A Vingança dos Sith (2005)

Nota média da equipe TecMundo: 8,24

Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith
A Vingança dos Sith – IMDb/Reprodução

A expectativa em torno do último episódio da nova trilogia era grande não apenas devido ao encerramento do arco de Anakin Skywalker mas também por ser o capítulo final da saga, até então. Finalmente, o público conheceria os motivos que levaram o personagem a seguir o lado sombrio da Força e se transformar no misterioso e complexo vilão. Além disso, sua ação foi fundamental para a criação do Império sob a liderança de Palpatine.

O épico confronto entre Anakin e Obi-Wan também era algo há muito tempo esperado pelos fãs. Contar essa lacuna na história — pouco abordada em Uma Nova Esperança — foi essencial para o desenvolvimento entre os dois e para ter um impacto na trajetória de Luke (Mark Hamill); logo, serviria de conexão entre as trilogias e entregou um final satisfatório.

Star Wars: Episódio IV — Uma Nova Esperança (1977)

Nota média da equipe TecMundo: 8,59

Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança
Uma Nova Esperança – IMDb/Reprodução

Lançada em 1977, a produção remodelou a indústria cinematográfica e as formas de consumo, tornando-se um ícone da cultura pop que deu início à fama da franquia. Pensado originalmente como um filme único e com enredo inspirado em clássicos de temática western e samurai, George Lucas adaptou os conceitos em uma aventura espacial, com efeitos visuais revolucionários.

A história apresenta Luke Skywalker e sua busca por algo maior, além do que o desértico planeta de Tatooine tem a oferecer, em um dos episódios mais espirituais da saga. Nesse local, ele conhece o chamado Ben Kenobi (Alec Guinness), descobre seu passado e parte com ele na missão de resgate de uma princesa e na busca por seu legado.

Star Wars: Episódio V — O Império Contra-Ataca (1980)

Nota média da equipe TecMundo: 9,82

Star Wars: Episódio V - O Império Contra-Ataca
O Império Contra-Ataca – IMDb/Reprodução

Há certo consenso dos fãs e da crítica de que O Império Contra-Ataca é o episódio mais complexo e interessante de toda a franquia. Após o ataque na base da Aliança Rebelde, o enredo apresenta dois caminhos para os protagonistas. Luke Skywalker parte para encontrar um antigo mestre Jedi, Yoda, com o objetivo de ser treinado por ele, enquanto seus amigos são perseguidos por Darth Vader.

O filme aborda questões sobre sentimentos perigosos, como medo e raiva frente a ameaças que podem levar ao lado sombrio. Ainda, apresenta pela primeira vez — de modo não cronológico na saga — o Imperador Palpatine, que determina a Vader encontrar o jovem aprendiz de Jedi e trazê-lo para seu lado. Com uma reviravolta surpreendente, Luke descobre a verdade sobre sua origem e tem final inconclusivo, em tom pessimista.

Star Wars: Episódio VI — O Retorno do Jedi (1983)

Nota média da equipe TecMundo: 8,59

Star Wars: Episódio VI - O Retorno de Jedi
O Retorno de Jedi – IMDb/Reprodução

O capítulo final da trilogia de origem começa com a missão de resgate de Han Solo (Harrison Ford), sob domínio de Jabba. Luke se apresenta como mais seguro de seus poderes e de suas ações e se reúne com amigos para enfrentar uma ameaça: o surgimento da nova Estrela da Morte.

Ele ainda tem como desafio tirar Darth Vader do lado sombrio da Força, e para isso arrisca em cair nas armadilhas do Imperador. Com a mensagem de que é possível alcançar redenção, o longa tem um final emocionante que por anos deixou os fãs pensativos sobre o futuro dos personagens.

Star Wars: Episódio VII — O Despertar da Força (2015)

Nota média da equipe TecMundo: 8,71

O Despertar da Força
O Despertar da Força – IMDb/Reprodução

O período de paz e celebração do fim do Império não foi definitivo. Após 3 décadas do antigo regime, a galáxia enfrenta uma nova ameaça: a Primeira Ordem, uma armada inspirada em ideais totalitários. Nesse contexto, a trilogia tem como proposta reviver a franquia e conquistar um novo público, além de agradar aos fãs mais antigos. Com essa premissa, muitos elementos clássicos da saga estavam de volta, o que rendeu críticas por falta de originalidade.

O filme introduz três novos protagonistas: Rey (Daisy Ridley), uma catadora de sucata com um passado misterioso no desértico planeta Jaku; Finn (John Boyega), um ex-stormtrooper; e Poe Dameron (Oscar Isaac), descrito como o melhor piloto da galáxia. Ao terem seus caminhos conectados e integrarem a Resistência, liderada por Leia (Carrie Fisher), eles partem para encontrar o exilado Luke Skywalker e combater Kylo Ren (Adam Driver) — ex-aprendiz de Luke e agora Sith — e seu exército, para restabelecer a paz na galáxia.

Star Wars: Episódio VIII — Os Últimos Jedi (2017)

Nota média da equipe TecMundo: 8

Os Últimos Jedi
Os Últimos Jedi – IMDb/Reprodução

Após localizar e encontrar Luke, Rey tenta convencê-lo a voltar para a Resistência e ajudar seus amigos no combate à Primeira Ordem. Porém, devido a seus fracassos em manter o equilíbrio da Força, o Mestre Jedi reluta em aceitar o pedido, bem como em treiná-la. O longa também tem como foco a conexão entre Rey e Kylo Ren e se propõe a romper a dualidade da luta entre o bem e o mal.

Assim como em Despertar da Força, o Episódio VIII é comparado com Uma Nova Esperança, enquanto Os Últimos Jedi de certo modo se assemelha a O Império Contra-Ataca. Contudo, é um filme que se arrisca mais nos temas abordados, por isso teve uma recepção que divide opiniões. Parte dos fãs abraçou a ideia de rumos diferentes e desconhecidos para a franquia, mas outros consideraram desconexo e até mesmo desrespeitoso com os elementos da saga.

Star Wars: Episódio IX — A Ascensão Skywalker (2019)

Nota média da equipe TecMundo: 5,88

A Ascensão Skywalker
A Ascensão Skywalker – IMDb/Reprodução

O longa traz de volta a ameaça de Palpatine para fechar a saga Skywalker e conclui tanto o conflito entre Rey e Kylo Ren quanto o combate da Resistência com a, agora, Ordem Final. Diante de problemas de bastidores, como a mudança de diretor por diferenças criativas e uma aparente luta interna para decidir os rumos da história final da saga, certamente é o filme mais criticado da franquia.

Entretanto, para muitos, a presença do Imperador não faz sentido e até tornou inútil o sacrifício de Darth Vader em O Retorno de Jedi. A sensação geral foi de que a produção não entregou um fim satisfatório para a saga Skywalker como um todo, o que também refletiu na arrecadação das bilheterias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Evangelho do dia (Jo 15,26b.27a)

No Evangelho de João, capítulo 15, versículos 26 e 27, encontramos uma mensagem poderosa de Jesus sobre o Espírito...

ARTIGOS RELACIONADOS