“contador”
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Como evitar enjoo em viagem de ônibus, carro, avião e navio

Últimas notícias
como evitar enjoo em viagem de onibus carro aviao e navio
Foto Reprodução: Leandro Maldini/Unsplash

Todo mundo ama viajar, mas nem sempre o caminho até os dias de descanso e diversão é fácil. Ter enjoo em viagem de ônibus, carro, avião ou qualquer meio de transporte é muito comum. Por isso, a otorrinolaringologista Vanessa Rocha explica o que causa esse desconforto e dá dicas para evitar o mal estar.

A médica da Clínica Surgical Medicina Integrada explica que o enjoo em viagem é chamado de cinetose e é mais comum em crianças e mulheres e que alguns cuidados prévios podem melhorar os seus efeitos.

A cinetose é a intolerância aos movimentos, um distúrbio muito comum, que pode afetar qualquer pessoa que possua integridade da função labiríntica e seja submetida a um estímulo intenso, mas costuma ser mais prevalente em mulheres e crianças.

“A cinetose ocorre porque há um conflito de informações sensoriais. As mensagens captadas pelo sistema visual, labiríntico e somatossensorial (músculos e articulações) são diferentes. Por exemplo: quando estamos dentro de um carro, olhando pela janela e vemos outro carro ao lado acelerando, a visão informa ao cérebro que estamos em movimento, mas o labirinto e o sistema somatossensorial enviam a mensagem que estamos parados”, explica Vanessa.

De acordo com a otorrino, o conflito das informações é processado pelo cérebro no centro comparador, o qual compara o padrão de movimentos atual com os movimentos contidos na memória. “Caso não haja compatibilidade, ou seja, não haja memória deste padrão de movimento, é ativado o centro do vômito como um mecanismo de defesa contra esta situação desconhecida e potencialmente ameaçadora”, esclarece.

A cinetose não possui cura, mas é possível controlá-la. “No caso das crianças, o amadurecimento do sistema vestibular (que é o conjunto de órgãos do ouvido interno responsáveis pela detecção de movimentos do corpo e pelo equilíbrio), que ocorre na adolescência, pode melhorar os sintomas. Nos adultos, a redução da função labiríntica pelo envelhecimento, a partir dos 50 anos, pode também reduzir os sintomas.”

Técnicas de reabilitação vestibular que expõem os pacientes repetidamente às situações de conflito geram memória e tolerância progressiva aos diferentes padrões de movimento. Segundo a otorrinolaringologista, além do uso de medicamentos prescritos pelo otorrino e dos exercícios de reabilitação labiríntica, é muito importante seguir algumas orientações na hora de viajar:

Como evitar enjoo em viagem de carro, ônibus e trem:

– Prefira dirigir ou andar no banco da frente do carro;
– Nunca sente no sentido contrário do movimento do meio de transporte;
– Fixe o olhar no horizonte ou tente dormir durante toda a viagem;
– Evite olhar para trás ou movimentar muito a cabeça;
– Não leia, use celular ou tablet com o carro em movimento;
– Evite bebidas alcoólicas e refeições volumosas logo antes e durante a viagem;
– Inicie a medicação no dia anterior à viagem.

Durante viagem de avião:

– Prefira assentos próximos à asa do avião (meio da aeronave);
– Não leia, use celular ou tablet com o avião em movimento;
– Evite bebidas alcoólicas e refeições volumosas logo antes e durante a viagem;
– Inicie a medicação no dia anterior à viagem.

Evitar enjoo em viagem de navio:

– Prefira cabines centrais e inferiores, onde o navio balança menos;
– Não leia, use celular ou tablet com o navio em movimento;
– Evite bebidas alcoólicas e refeições volumosas durante a viagem;
– Inicie a medicação 3 dias antes da viagem e mantenha durante todo o período embarcado.

Siga o PB24horas Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Prefeitura Municipal de Poço Dantas inicia comemoração dos 30 anos de Emancipação Política

Emocionantes Festividades Marcam o Trigésimo Aniversário da Cidade Poço Dantas revive seu passado e celebra o futuro A cidade de Poço...

ARTIGOS RELACIONADOS