“contador”
sábado, 18 de maio de 2024

A arte no conserto

Últimas notícias
a arte no conserto
Foto: PB24horas

A panela é um utensílio que está presente em todas as casas brasileiras, e mesmo que tenham boa qualidade, vez por outra podem apresentar algum tipo de problema. Se a sua opção é não se desfazer de tal objeto, o ideal é buscar por um serviço de restauração, esse garante baixo custo e rapidez no atendimento, sendo mais vantajoso quando comparado a aquisição de uma nova peça.

Desse modo, é evidente a tamanha confiança e fidelidade direcionada ao trabalho de reparação e ao profissional que executa. Consoante à realidade supracitada, é de suma importância destacar como exemplo o trabalho de Severino Andrade, considerado um especialista na arte do reparo. Uma vez que iniciou no ramo há 20 anos, funcionando na própria loja de variedades localizada no centro de Uiraúna, pequena cidade do interior paraibano. Dispondo de atendimento diário, o estabelecimento recebe, até mesmo, clientes de outros estados do Nordeste e de alguns mais longínquos, de outras regiões.

Embora seja um ofício que exija cuidado e habilidades especiais, é, indiscutivelmente, pouco valorizado, inclusive, sendo julgado como obsoleto muitas das vezes. Porém, não é novidade o prejuízo causado ao meio ambiente quando há o descarte de objetos que possuem metal, ou alumínio na sua composição, já que esses materiais em específico, demoram um tempo considerável para se decompor, questão que agrava a poluição, gerando também consequências globais, no tocante ao aquecimento do planeta.

Portanto é preciso que a compra e o abandono de determinados produtos sejam repensados e que seja vista a diferença que trabalhadores como Severino exercem socialmente. Vale ressaltar que além de utensílios de cozinha, são consertados ferro de passar roupa, liquidificador, alisador de cabelo, entre outros. Tendo em vista a necessidade de economizar, de educar e poupar nosso planeta de ainda mais danos, a restauração de produtos é mais do que bem vinda.

Um dos problemas mais decorrentes no serviço da restauração é a troca da borracha das panelas. A seguir retrata-se algumas dicas que auxiliam a identificar a necessidade de fazê-la.

A vida útil do anel de vedação (a borracha) é de aproximadamente 2 anos. Após esse período, deve-se providenciar a substituição do objeto. Caso ela fique ressecada, troque-a antes mesmo do prazo indicado. Uma borracha gasta pode fazer com que o vapor da panela de pressão escape pelos cantos da tampa, atrapalhando o cozimento dos alimentos.

O que fazer para evitar acidentes, quando um dos sistemas de segurança da panela de pressão é ativado?

Caso o mecanismo seja a válvula de trabalho (pino), não há com o que se preocupar: a panela está funcionando normalmente. Mas, se for a válvula de segurança (pequeno círculo vermelho no canto da tampa) ou outro sistema, desligue o fogo, imediatamente, e espere a panela esfriar. Uma panela de pressão só deve ser aberta quando estiver fria e não existir mais pressão interna. Para acelerar o resfriamento, coloque-a sob uma torneira de água fria.

Siga o PB24horas Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Poço Dantas, Empaer, Fazenda Eficiente e BNB promovem dia de campo sobre cultura de palma forrageira

A Prefeitura Municipal de Poço Dantas, em parceria com a Empaer, a Fazenda Eficiente e o Banco do Nordeste,...

ARTIGOS RELACIONADOS