A Anvisa registrou dois medicamentos: um biossimilar para psoríase e doenças autoimunes, e outro para asma grave e pólipos nasais. Saiba mais.

Anvisa aprova remédios para psoríase e asma
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta segunda-feira (11) o registro de dois novos medicamentos destinados ao tratamento de condições inflamatórias crônicas. As aprovações representam novas opções terapêuticas para pacientes que não responderam adequadamente aos tratamentos convencionais disponíveis no mercado. Os registros foram publicados oficialmente pelo órgão regulador federal e já constam no sistema da agência.
Biossimilar aprovado para psoríase e doenças autoimunes
O primeiro remédio aprovado pela Anvisa é o Yesintek (Ustequinumabe), um medicamento biossimilar em solução injetável indicado para psoríase em placa moderada a grave, artrite psoriásica, doença de Crohn e colite ulcerativa. O produto é voltado para adultos e crianças acima de 6 anos que não obtiveram resultados satisfatórios com terapias tradicionais como ciclosporina, metotrexato ou fototerapia. Desenvolvido por comparabilidade ao Stelara, o Yesintek demonstrou equivalência em qualidade, segurança e eficácia, segundo a agência. No caso da artrite psoriásica, o medicamento pode ser usado isoladamente ou combinado ao metotrexato quando o tratamento com DMARD — drogas antirreumáticas modificadoras da doença — se mostrar insuficiente.

Novo tratamento para asma grave e rinossinusite com pólipos nasais
Também nesta segunda, a Anvisa registrou o Densurko® (depemoquimabe), indicado como tratamento complementar para asma grave com inflamação do tipo 2 em pacientes a partir de 12 anos com excesso de eosinófilos no sangue. Estudos clínicos apresentados ao órgão indicaram redução significativa nas exacerbações em comparação ao placebo, ambos associados ao tratamento padrão já em uso. Para rinossinusite crônica com pólipos nasais, o medicamento é restrito a adultos sem resposta adequada a corticosteroides sistêmicos ou cirurgia. Em ambas as indicações, a posologia aprovada prevê uma única dose a cada seis meses, o que facilita a adesão ao tratamento de longo prazo.
VEJA TAMBÉM: Evangelho do Dia: João 16,5-11
Participe do PB24horas no WhatsApp
Siga no Instagram