“contador”
quinta-feira, 16 de maio de 2024

Anvisa proibe venda de álcool 70% em supermercados e farmácias

Últimas notícias

A partir de 30 de abril, álcool 70% não será mais vendido; entenda as razões e impactos desta medida

Anvisa proibe venda de álcool 70% em supermercados e farmácias
Foto: Reprodução CFF
OUVIR NOTÍCIA

Após uma decisão recente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a venda do álcool líquido 70% será proibida no Brasil a partir de 30 de abril. A medida, que já havia sido adotada em 2002 devido à alta inflamabilidade e aos acidentes relacionados, volta a entrar em vigor após o término da exceção concedida durante a pandemia de Covid-19.

Durante a pandemia, a venda do álcool 70% foi temporariamente permitida para auxiliar na desinfecção e prevenção ao vírus. Entretanto, com o fim do prazo em dezembro passado, as lojas devem agora liquidar seus estoques antes do início da proibição. A única versão de álcool líquido que permanecerá disponível será a de 46%, enquanto o álcool em gel 70% continua liberado para venda.

VEJA TAMBÉM: Proibição do CFM sobre aborto gera polêmica

A decisão de reinstaurar a proibição baseia-se na proteção, principalmente de crianças, contra os riscos de acidentes severos. O caso trágico em Santa Clara d’Oeste, onde uma criança morreu após um incidente com álcool usado em uma churrasqueira, reforça a necessidade de tal medida. O álcool em gel, sendo menos inflamável, oferece mais segurança, segundo especialistas.

Além da segurança, o álcool 70% é conhecido por sua alta eficácia na eliminação de microrganismos. Segundo Edson Abdala, coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, essa concentração de álcool é capaz de exterminar a maioria dos vírus e bactérias, sendo fundamental em contextos médicos para a higienização das mãos.

Siga o PB24HORAS no Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Bar do Cuscuz multado por despejo de esgoto

A Operação Praia Limpa, conduzida pela Sudema, resultou em uma multa pesada para o Bar do Cuscuz. O estabelecimento...

ARTIGOS RELACIONADOS