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quarta-feira, 1 de maio de 2024

Como calibrar os pneus corretamente: passo a passo indispensável

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Pressão correta prolonga a vida útil do pneu e melhora o desempenho do seu carro

Como calibrar os pneus corretamente: passo a passo indispensável
Como calibrar os pneus corretamente: passo a passo indispensável

Ir ao posto não é só para colocar combustível. É também muito importante aproveitar para calibrar os pneus seguindo a pressão recomendada no manual. Fazer isso prolonga a vida útil dessas peças, melhora o desempenho do carro e até influencia no consumo de combustível.

“Além de ser uma importantíssima medida de segurança, manter a correta calibragem dos pneus impacta diretamente na economia de combustível, pois faz com que a resistência ao rolamento seja minimizada”, disse Rafael Astolfi.

Um estudo da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), agência de segurança dos Estados Unidos, comprova que rodar com pneus murchos ou gastos aumenta em até três vezes a chance de acidente. Segundo o órgão, os compostos inflados adequadamente influenciam na capacidade de resposta do veículo, no seu manuseio e desempenho.

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A pressão insuficiente também impede que a banda de rodagem tenha um contato total com a pista, exigindo mais dos ombros do pneu. Nesse cenário, a distância de frenagem é maior, prejudicando inclusive o controle sobre a direção e, consequentemente, a segurança dos ocupantes.

“Além disso, a baixa calibragem demandará que o motorista pise mais no acelerador para que o carro mantenha a mesma velocidade, o que aumenta o consumo de combustível, além de aumentar a temperatura do pneu, pois afeta sua capacidade de dissipação de calor”, explica o executivo da Continental.

Astolfi também ressalta que se os pneus estiverem com pouca pressão, o veículo consumirá mais combustível por quilômetro percorrido.

“Trafegar com pneus com pressão inferior ou superior à recomendada pelo fabricante, de acordo com a carga que está sendo transportada, faz com que sua vida útil possa ser reduzida em cerca de 50%”, explicou Astolfi.

Maneira certa de calibrar os pneus

A pressão correta em cada pneu é indicada pelo fabricante do carro. Uma tabela no manual do proprietário — mas que também é normalmente colada por dentro de uma das portas dianteiras ou na portinhola do tanque — diz quanto deve ser usado conforme a carga do veículo.

Com os pneus ainda frios, remova a tampa da válvula de ar do pneu e a guarde. Vá até o calibrador e digite a pressão desejada. Coloque o bico metálico da mangueira do calibrador na válvula do pneu, pressione-o com rapidez e firmeza e espere o aparelho diminuir ou aumentar a pressão até chegar ao número desejado.

O calibrador emite bipes assim que atinge a pressão desejada pelo usuário. Retire a mangueira da válvula, recoloque a tampa da válvula firmemente e repita o processo com os três pneus restantes, mais o estepe.

O procedimento deve se repetir pelo menos a cada duas semanas ou antes de viagens, quando o veículo normalmente está com o porta-malas cheio. Nestes casos, geralmente, os fabricantes recomendam uma pressão mais alta do que a usada no dia a dia.

Seja automóvel de passeio ou utilitário de carga, o manual deve ser obedecido com as pressões corretas. Para veículos de carga, ainda há manuais adicionais disponibilizados por associações e fabricantes de pneus que trazem mais detalhes para casos específicos.

Para motocicletas e bicicletas vale a mesma explicação. Nestes casos a calibragem é ainda mais importante, pois os pneus com a pressão certa evitam acidentes, problemas mecânicos, desgaste prematuro das peças e gastos desnecessários.

Temperatura dos pneus é fundamental

A calibragem deve ser feita sempre com os pneus frios. O veículo deve estar parado há pelo menos uma hora ou não deve ter rodado mais de 3 km em velocidade reduzida.

“A pressão de inflação aumenta em climas quentes ou diminui em climas frios entre 1 e 2 PSI para cada 10 graus ºC de oscilação de temperatura”, diz Astolfi, da Continental.

Passo a passo para calibrar pneus

-Verifique a pressão adequada para a condição do veículo e a unidade de medição (bar ou PSI);
-Digite a pressão desejada do pneu a ser calibrado no visor do calibrador e, se necessário, troque a unidade que está sendo mostrada;
-Retire a tampa da válvula;
-Trave a ponta da mangueira do calibrador na válvula;
-Garanta que não há fugas de ar;
-Aguarde os bips confirmando o fim da calibragem;
-Coloque a tampa da válvula de volta.

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