“contador”
sexta-feira, 3 de maio de 2024

Como eram os primeiros carros populares do Brasil?

Últimas notícias

Antes de VW Gol, Chevrolet Celta e Ford Fiesta, quarteto dos anos 1960 mandava na praça

como eram os primeiros carros populares do brasil

A década de 1960 marcou o início da Jovem Guarda, a consolidação do futebol e a fagulha do que viria a ser a indústria automotiva brasileira, que já emplacou mais de 90 milhões de unidades ao longo de sua história. Há 60 anos, quatro carros dominavam as ruas do país, como contou o nosso colunista Luiz Guerrero em seu texto sobre a primeira geração dos “populares”.

Antes de Volkswagen Gol, Ford Corcel e Chevrolet Chevette, o seguinte quarteto mandava na praça: Willys Gordini, DKW Vemaguet, Simca Chambord e (claro!) o saudoso Volkswagen Fusca. O sucesso era justificado pelo incentivo da Caixa Econômica Federal, que facilitou o financiamento dos primeiros “populares” com juros de 1% ao mês.

Na iminência de novidades do governo sobre um projeto para carros populares em 2023 na próxima quinta-feira (25), Autoesporte olha para o retrovisor e relembra como era a primeira geração desses modelos tão emblemáticos para a nossa indústria. Confira abaixo.

DKW Vemaguet

dkw vemaguet

O DKW Vemaguet (lê-se “dêcavê”) começou a ser feito no Brasil em 1958 pela Vemag. A empresa brasileira era detentora da licença de produção dos carros da marca alemã DKW, e o Vemaguet era o mais em conta na lista.

“Brasileiros produzindo veículos para o Brasil”, dizia o slogan do letreiro em frente à fábrica da Vemag, em São Paulo (SP).

O sucesso comercial só foi possível pela simplicidade. O Vemaguet tinha motor de 981 cm³, com ciclo de dois tempos e refrigeração a água. Entregava cerca de 50 cv de potência e 8 kgfm de torque. Já o câmbio era de quatro marchas sincronizadas.

O Pracinha (um apelido carinhoso do DKW) seguia espartano em todo o resto. Nos primeiros anos, dispensava até os frisos das borrachas dos vidros e revestimentos internos. A porta no estilo suicida era o grande charme, pois facilitava a entrada do motorista.

O Vemaguet durou até 1967, tanto no Brasil quanto na Alemanha. Por aqui, a Vemag foi adquirida pela Volkswagen, que encerrou a sua produção por conta do sucesso descomunal do Fusca e do projeto primitivo e antiquado dos carros da marca.

Na Alemanha, a DKW foi incorporada pela Auto Union, que também pertencia à Volkswagen e deu origem à Audi, como conhecemos hoje. As quatro argolas no símbolo da empresa simbolizam os fabricantes que se uniram para criá-la: Audi, DKW, Horch e Wanderer.

Willys Gordini

renault dauphine1

Outra grande marca brasileira que ficou na história é a Willys Overland, que lançou o seu primeiro carro popular em 1959. O Dauphine (apelidado de Teimoso) nada mais era que um Renault produzido pela Willys sob licença, mas foi renomeado como Gordini em homenagem ao engenheiro automotivo Amedeo Gordini.

O modelo era barato, carismático e rodava até 16 km/l na cidade. O motor de quatro cilindros desenvolvia honestos 55 cv de potência e recebeu alguns upgrades ao longo dos anos.

Em 1965, a Willys Overland entrou em crise e entregou o seu controle acionário para a Ford. As marcas começaram a trabalhar no sucessor do Gordini, que viria a resultar no primeiro Corcel. Enquanto isso, os outros modelos da Willys passaram a ser vendidos pela Ford.

Ao final dos anos 1970, a Willys Overland foi totalmente incorporada e deixou de existir. A Ford ficou com a fábrica de São Bernardo do Campo (SP), onde passou a produzir carros e caminhões pelos 50 anos seguintes. O complexo da Av. do Taboão foi fechado em 2019 – e após um período de incertezas, foi comprado por um centro de logística que será inaugurado nos próximos anos.

Simca Chambord

simca

“Eu vou ser o maior, comprei um Simca Chambord”, cantou Marcelo Nova, da banda Camisa de Vênus, em um de seus maiores sucessos. O sedã era o mais sofisticado da primeira geração de populares nacionais e o queridinho dos taxistas.

O Profissional (é, outro apelido) foi lançado em 1958 e apostava em uma roupagem mais sofisticada. Podemos dizer que o sedã antecipou o sucesso do Chevrolet Monza nos anos 1980 e do Toyota Corolla em meados dos anos 2000, como um carro mais luxuoso que vendia feito um popular.

Apesar da proposta, o Simca foi totalmente depenado para ficar barato. O revestimento de papelão, os bancos de plástico e a falta de adereços cromados não deixam mentir.

Seu motor 2.3 V8 era de origem Ford, mas desenvolvia apenas 84 cv. O câmbio manual era de três marchas.

Em 1966, a Simca foi incorporada pela Chrysler, que pretendia emplacar a marca norte-americana Dodge no Brasil. Dois anos depois, a Simca deixou de existir completamente, e o Dodge 1800 (conhecido como Polara ou Dodginho) tornou-se o substituto do Profissional.

Volkswagen Fusca

fusca 1.200

O Fusca é um fenômeno. Enquanto os três concorrentes viveram de momento e foram incorporados por outras marcas, o Volkswagen sobreviveu por décadas. E mesmo após a chegada de carros mais modernos, o Fusquinha resistiu com bravura.

As primeiras unidades desembarcaram no Porto de Santos (SP) em 1950, quando o carro ainda era conhecido como Volkswagen. Não demorou para o charmoso alemão receber apelidos como “Pé-de-Boi” e “Fusca” nos anos seguintes.

O motor 1.200 era rudimentar e entregava apenas 36 cv. O câmbio, como em vários carros da época, tinha apenas três marchas. Com o tempo, o Fusca passou por evoluções na estrutura, chassi, mecânica e no pacote de equipamentos. Ele foi produzido com a mesma identidade visual até 1986, quando a Volkswagen decidiu tirá-lo de linha.

O Fusquinha renasceu em 1993, quando incentivos do governo Itamar Franco entraram em vigor. O nome do ex-presidente se tornou o apelido da nova versão do Volkswagen, que durou até 1996. Até hoje, o Fusca é um dos carros mais vendidos da história do Brasil, com três milhões de unidades vendidas ao longo de 50 anos.

Siga o PB24horas Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Aposentadoria Rural: como solicitar e quais os requisitos no INSS

Entenda as especificidades e os documentos necessários para a aposentadoria no campo Aposentadoria rural é um tema que gera muitas...

ARTIGOS RELACIONADOS