Coronavírus força celebrações da Páscoa a ficarem na internet, TV e rádio
Foto Reprodução: Vatican Media/Handout/Reuters/Exame Abril

As celebrações da Semana Santa, a festa mais importante dos cristãos, sofreu adaptações devido à pandemia da covid-19. Celebrações da chamada “Sexta-feira Santa” serão realizadas dentro de casa em todo o país, com fiéis conectados a celulares, tablets, televisão e rádio para acompanhar parte das celebrações à distância.

Na Igreja Católica, a Missa de Lava-pés, tradicionalmente realizada na quinta-feira, 9, para representar o momento em que Jesus Cristo lavou os pés de seus discípulos, foi suspensa em boa parte do país. Em São Paulo, o arcebispo e cardeal Odilo Pedro Scherer, enviou uma carta aos padres com orientações sobre as celebrações da Semana Santa, reforçando as recomendações do Vaticano, autoridade máxima católica, para esse período de pandemia.

O portal da Arquidiocese de São Paulo também disponibilizou uma página especial que reúne todas as orientações pastorais e litúrgicas para este período. Dom Odilo reforçou o convite para intensificar a preparação para a Páscoa por meio da oração e da caridade e mesmo sem a possibilidade de ir à igreja, que a Semana Santa seja vivida com profunda fé em família.

Recomendando novamente os fiéis a seguir as orientações das autoridades para evitar sair de casa para conter a disseminação do covid-19, o cardeal deu um recado àquelas pessoas que, por não serem consideradas do grupo de risco para desenvolverem a forma grave da doença, pensam que não é necessário ficarem isoladas.

“Talvez alguém diga: ‘Eu sou forte, para mim não vai haver problema, Eu sou jovem e saudável.’ Agradeça a Deus, mas pense nas outras pessoas. Você pode estar infectado, pode não sentir nada, mas pode contagiar outras pessoas. Portanto, todos têm que se cuidar para cuidar da vida e da saúde do outro. É tempo de fraternidade, solidariedade e cuidado recíproco”, afirmou durante a missa de terça-feira, 7 transmitida da capela de sua casa.

O Vaticano publicou comunicado avisando igrejas pelo mundo que poderiam cancelar procissões e outros eventos presenciais da Semana Santa.

Celebrações online

Sem igrejas abertas, as celebrações do Tríduo Pascal em São Paulo serão transmitidas pela rádio 9 de Julho e pelo Facebook. No Domingo de Páscoa, dia 12, haverá o ato de Consagração da América Latina e do Caribe a Nossa Senhora de Guadalupe, transmitido diretamente do México, por iniciativa do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).

Em Aparecida, cidade no interior de São Paulo onde fica o maior Santuário católico da América Latina, a organização local transmitiu missas e celebrações ao longo de toda a semana pela internet. O Santuário de Aparecida conta com uma TV própria, a TV Aparecida, que organizou programação especial para a Semana Santa. As missas na Basílica estão paralisadas há quase um mês, desde o fim de semana de 14 de março — mesmo antes da quarentena geral no estado de São Paulo, em 23 de março.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui