“contador”
quinta-feira, 2 de maio de 2024

Evangelho de hoje (Lc 19,1-10)

Últimas notícias
evangelho de hoje lc 191 10
Foto Reprodução: Freepik

Naquele tempo: Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: ‘Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa.’ Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: ‘Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!’ Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: ‘Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais.’ Jesus lhe disse: ‘Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão.10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.’

Reflexão – “Uma vida transformada”

A experiência de Zaqueu quando teve um encontro pessoal com Jesus levou-o ao arrependimento e, por conseguinte, a fazer um gesto concreto de penitência, adquirindo uma vida nova. Podemos, então, perceber, que todo aquele (a) que se deixar olhar por Jesus e atender ao seu convite, terá a sua vida salva e terá aqui na terra dos viventes o supremo bem de uma vida transformada. Embora, fosse um pecador público, Mateus provocou aquele encontro com Jesus apesar das suas limitações. O seu gesto de subir na árvore significa o esforço que também precisamos fazer para nos reconciliar com Deus, embora a multidão tente nos atrapalhar e nos impedir de fazê-lo. A árvore pode ser alguém em quem nós nos apoiamos ou que nos leva para um grupo de oração ou a algum lugar no qual podemos conhecer Jesus. Jesus está atento a todo e qualquer gesto nosso que possa sugerir um desejo de conversão e mudança de vida. Porém, Ele não quer que fiquemos em cima da árvore, ou melhor, dependendo que alguém nos apresente a Ele. Por isso, Ele nos manda também descer da árvore para que possamos levá-Lo para a nossa casa. “Hoje eu devo ficar na tua casa”, disse Jesus a Zaqueu. Quem recebe Jesus Cristo na sua casa terá encontrado a verdadeira bem-aventurança. É na nossa casa, no nosso interior que o Senhor deseja permanecer. É no convívio do nosso coração que o Senhor faz a sua obra de misericórdia acontecer nos levando a um arrependimento sincero, a ponto de poder também devolver tudo o que havíamos usurpado antes. Não podemos nos esconder no meio da multidão, debaixo dos nossos pecados e das nossas faltas do passado. Precisamos também, como Zaqueu, procurar Jesus, desejando uma verdadeira conversão de vida. Jesus também quer entrar na nossa casa e permanecer junto da nossa família. Hoje, podemos ser para eles essa árvore que dá apoio, que sustenta e faz com que tenham um encontro pessoal com a salvação. – Quem faria o papel de multidão hoje para você não conseguir enxergar Jesus? – Quem foi para você, a árvore que o (a) fez ver Jesus? – Você já desceu da árvore? – Jesus já está morando no seu coração ou você ainda depende de alguém para encontrá-Lo? – O que pode estar impedindo você de receber Jesus na sua casa, no seu coração? – O que e a quem você prometeu a Jesus devolver para se redimir?

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária UM NOVO CAMINHO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Jogos de hoje na tv

Os jogos de hoje, quarta-feira, prometem grandes emoções com partidas importantes ao redor do mundo. A agenda está recheada...

ARTIGOS RELACIONADOS