“contador”
domingo, 5 de maio de 2024

Justiça do trabalho manda Havan afastar funcionários não vacinados contra a covid

Últimas notícias
justica do trabalho manda havan afastar funcionarios nao vacinados contra a covid
Foto Reprodução: © Reprodução/Havan

A Justiça do Trabalho mandou a Havan, rede de lojas do empresário bolsonarista Luciano Hang, afastar todos os funcionários não vacinados contra a covid-19 na região do Vale do Paraíba. A decisão é liminar e ainda pode ser revertida.

A empresa foi notificada nesta quinta-feira, 17, e o prazo para a adequação é de 48 horas. A multa diária em caso de descumprimento é de R$ 5 mil.

A juíza Denise Ferreira Bartolomucci, da 2.ª Vara do Trabalho de São José dos Campos, atendeu a um pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT). O órgão entrou com uma ação civil para que a empresa seja obrigada a exigir o comprovante de vacinação dos colaboradores.

Em sua decisão, a magistrada afirmou que o empregador tem o dever de ‘zelar pela saúde e segurança de seus empregados’. Ela também cita o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em dezembro de 2020, autorizou a obrigatoriedade da imunização contra o novo coronavírus.

A liminar determina que os funcionários que se recusam a tomar a vacina sejam colocados em trabalho remoto até o início do esquema vacinal. A exceção é para quem apresentar ‘declaração médica com contraindicação justificada’.

A ação civil pública foi proposta pela procuradora Celeste Maria Ramos Marques Medeiros, do MPT em São José dos Campos, e acusa negligência da Havan no cumprimento das normas sanitárias na pandemia.

Antes de entrar com o processo, o Ministério Público chegou a enviar uma recomendação para que os funcionários não vacinados fossem afastados, mas o órgão alega que a empresa não seguiu a orientação por considerar que a medida seria ‘discriminatória’.

COM A PALAVRA, A HAVAN

A reportagem entrou em contato com a assessoria da Havan e aguarda resposta. O espaço está aberto para manifestação.

Siga o PB24horas Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Sigilo do governo federal oculta dados de fugas em presídios

Informações sobre evasões carcerárias agora sob sigilo, gerando debates sobre transparência. O Ministério da Justiça e Segurança Pública decidiu não...

ARTIGOS RELACIONADOS