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domingo, 28 de abril de 2024

Novo Ensino Médio: RPG e horta nas disciplinas eletivas

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Novo Ensino Médio: RPG e horta nas disciplinas eletivas
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Novo Ensino Médio inicia este ano letivo com uma proposta inovadora e diversificada. Com o retorno às aulas nesta segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024, o Distrito Federal apresenta uma oferta singular de 200 disciplinas eletivas. As novidades incluem desde Narrativas com RPG até Fundamentos Agroecológicos e Mitologia. Estas disciplinas, ao lado de outras mais tradicionais, formam o cerne dessa transformação educacional.

Este novo modelo substitui o antigo, que exigia 13 disciplinas obrigatórias para todos, totalizando 3 mil horas anuais. Agora, 60% desse tempo é dedicado a matérias obrigatórias, enquanto os 40% restantes são reservados para currículos personalizados. Essa estrutura permite que os estudantes explorem áreas de interesse pessoal, potencialmente aumentando o engajamento e a satisfação no aprendizado.

No entanto, o Novo Ensino Médio também enfrenta críticas. Especialistas apontam para uma possível segregação entre estudantes de escolas públicas e privadas. Enquanto as privadas mantêm foco nas disciplinas tradicionais, visando o vestibular, as públicas oferecem opções mais diversificadas, que podem não ter o mesmo impacto na preparação para o ensino superior.

Adilson César de Araújo, pesquisador do Observatório do Ensino Médio, alerta para um “apartheid educacional”. Segundo ele, o modelo atual favorece um currículo mínimo para filhos de trabalhadores, perpetuando desigualdades históricas. Araújo argumenta que famílias com mais recursos buscarão assegurar uma educação mais abrangente, enquanto outras ficarão limitadas às opções disponíveis nas escolas públicas.

Por outro lado, defensores, como o professor Remi Castioni, da UnB, veem o modelo como um caminho para maior autonomia estudantil. Castioni destaca que o Novo Ensino Médio incentiva o interesse dos alunos, permitindo-lhes escolher áreas de foco. Entretanto, ele reconhece desafios na implementação, como a preparação de escolas para atender a demandas específicas.

A lei nº 13.415, de 2017, que instituiu o Novo Ensino Médio, divide o ensino em cinco eixos, mantendo português e matemática como obrigatórios. As demais disciplinas, alinhadas aos eixos, oferecem flexibilidade de escolha para alunos e instituições. Esta reforma, portanto, representa um marco significativo na educação brasileira, trazendo tanto oportunidades quanto desafios.

Fonte: Metropoles

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