“contador”
sexta-feira, março 29, 2024

Os 5 carros mais bonitos da história da Fórmula 1

Últimas notícias
Os 5 carros mais bonitos da história da Fórmula 1
Foto Reprodução: Ferrari

É verdade que gosto (quase sempre) não se discute. Ainda mais quando estamos falando de um esporte como a Fórmula 1, em que boa parte das equipes constrói os seus carros com o que têm de melhor em tecnologia e design. Alguns modelos, entretanto, simplesmente passam para a história pelos feitos nas pistas e, principalmente, por seu visual marcante.

A seguir, selecionamos os cinco carros mais bonitos da F1, que também marcaram época por conta do bom desempenho. Caso tenha sentido falta de algum competidor, não esqueça de deixar o seu comentário!

Mercedes-Benz W196
As flechas prateadas da Mercedes dominam a Fórmula 1 nos últimos anos, mas elas também já entraram para a história da categoria há mais de seis décadas. Com o pentacampeão argentino Juan Manuel Fangio a bordo do Mercedes-Benz W196, a equipe alemã conquistou o campeonato mundial dos anos de 1954 e 1955.

Com um motor 1.5 de oito cilindros com injeção direta mecânica (tecnologia emprestada dos caças alemães na Segunda Guerra Mundial), o modelo venceu oito das 16 corridas que aconteceram entre as duas temporadas.

O engenheiro mecânico Rudolf Uhlenhaut foi o responsável pela concepção do carro, inspirado nos modelos esportivos da Mercedes que também foram desenvolvidos sob sua batuta.

Segundo as histórias dos primórdios da Fórmula 1, Uhlenhaut conseguia cravar tempos melhores do que o próprio Fangio durante os testes realizados na pista de Nürburgring.

Ao final de 1955 a Mercedes deixaria a F1 por conta da tragédia em LeMans e só retornaria em 2010, para empilhar títulos ao longo da última década.

Os 5 carros mais bonitos da história da Fórmula 1
Foto Reprodução: WIKIMEDIA COMMONS

Lotus 97T
A equipe britânica Lotus faz parte da memória dos torcedores brasileiros por dois motivos. A bordo do modelo 72D, Emerson Fittipaldi ganhou o seu primeiro título mundial, em 1972. Treze anos depois, Ayrton Senna entraria para a história ao vencer a sua primeira corrida, no GP de Portugal (no circuito de Estoril), com a Lotus 97T.

Em ambas as conquistas, o time britânico ostentava as cores preta e dourado em seus carros — fruto de uma parceria com a fabricante de cigarros John Player. Se aos olhares contemporâneos não é muito politicamente correto associar a caixinha de cigarros com o visual de um carro de Fórmula 1, tal expediente foi utilizado à exaustão pelas empresas (como a parceria da própria Lotus com a Camel, em 1987, e as icônicas McLaren pintadas com as cores da Marlboro).

Figurinha carimbada nos rankings de carros mais bonitos da categoria, a Lotus 97T de Ayrton Senna contava com um motor Renault V6 1.5 turbo. Mesmo sem o alto desempenho dos anos 1960 e 1970, a equipe conquistou duas vitórias em 1985, em Portugal e na Bélgica. Era o início da era Senna na Fórmula 1.

Os 5 carros mais bonitos da história da Fórmula 1
Foto Reprodução: F1

Williams FW14B
Os carros cheios de cores que marcaram o final dos anos 1980 e início dos 1990 para a Williams também representam um dos momentos mais memoráveis da equipe britânica. Seu apogeu se deu em 1992, ano em que o inglês Nigel Mansell conquistou o campeonato após nove vitórias (cinco em sequência, no início da temporada).

Utilizando a base do modelo desenvolvido em 1991 pelo engenheiro inglês Adrian Newey (que atualmente trabalha na Red Bull), o FW14B era equipado com o famoso sistema de suspensão ativa, que utilizava tecnologia de última geração para manter a altura do carro em relação ao solo estável em qualquer ponto do circuito.

Tudo isso com controle de tração, câmbio semiautomático e um motor Renault V10 3.5. Graças a essas novidades, a Williams também seria a vencedora da temporada de 1993, com o último título da carreira do francês Alain Prost.

Em 1994, ano que Ayrton Senna estreou na Williams, as regras do campeonato foram alteradas, obrigando a equipe a diminuir o uso de soluções eletrônicas em seus carros.

Os 5 carros mais bonitos da história da Fórmula 1
Foto Reprodução: F1

McLaren MP4-13
Sim, é impossível não se esquecer das McLaren em vermelho e branco que proporcionaram o tricampeonato a Ayrton Senna. Mas para fugir do óbvio, o belo modelo MP4-13 relembra o ressurgimento da equipe inglesa após a parceria com a Honda e um dos últimos campeonatos da Fórmula 1 disputados curva a curva por equipes diferentes.

Em 1998, o finlandês Mika Hakkinen batalhou com Michael Schumacher, da Ferrari, por toda a temporada. Bom de pole position, o modelo da McLaren teve de enfrentar a regularidade no alemão nas 16 provas da temporada. No fim, a McLaren de Hakkinen fez 100 pontos, contra 86 de Schumacher.

Projetado por Adrian Newey, o FW14B marcou a parceria da McLaren com a Mercedes com um motor V10 capaz de produzir 790 cv. Hakkinen voltaria a conquistar o título em 1999.

os 5 carros mais bonitos da historia da formula 1 6
Foto Reprodução: F1

Ferrari F2002
A equipe italiana é a única a participar de todas as edições da Fórmula 1, desde 1950. E o seu momento de auge aconteceu após cinco décadas desde a sua primeira exibição: entre os anos de 2000 a 2004, Michael Schumacher conquistou cinco títulos em sequência, tornando-se o maior vencedor da história da categoria (ele também havia ganho os campeonatos de 1994 e 1995, pela Benetton).

Entre tantas glórias, a temporada de 2002 foi a cereja do bolo para a equipe de Maranello: com o modelo F2002, a Ferrari venceu 15 das 17 corridas da temporada (Schumacher ficou à frente em 11 provas, enquanto Rubens Barrichello teve quatro vitórias). Para ter ideia, o alemão confirmara o seu título ainda no meio da temporada, durante o GP da França, disputado no dia 21 de julho daquele ano.

O ano foi tão incrível para a escuderia que até o “vermelho Ferrari” parecia estar mais em destaque naquele modelo, projetado pelo sul-africano Rory Byrne. Com um motor V10 3.0 oferecendo 900 cv, o caro pesava cerca de 600 kg, sendo muito mais leve que o utilizado na temporada de 2001 (graças a uma caixa de câmbio menor). Junto de melhorias eletrônicas e novidades no controle de tração, a Ferrari F2002 era simplesmente imbatível.

Os 5 carros mais bonitos da história da Fórmula 1
Foto Reprodução: Ferrari

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Fim das buscas em Mossoró: foco agora é investigação

Força-tarefa altera estratégia após 45 dias de operação intensa A força-tarefa responsável pelas buscas aos fugitivos da Penitenciária Federal de...

ARTIGOS RELACIONADOS