“contador”
sábado, 4 de maio de 2024

Qual é a diferença entre financiar um carro novo, seminovo ou usado?

Últimas notícias

Procedimento para conseguir o crédito é o mesmo, mas modelos mais antigos têm taxas de juros mais altas e os bancos ainda podem exigir vistoria adicional

qual e a diferenca entre financiar um carro novo seminovo ou usado
Foto: Reprodução

Financiar um carro tem suas vantagens (não só para o banco, é claro). A principal delas é poder levar o veículo para a sua casa sem ter todo o dinheiro em mãos. Se o cliente tiver uma determinada quantia para dar de entrada, também poderá negociar taxas de juros mais baixas – além, é claro, da possibilidade de amortizar parcelas futuras ou quitar o financiamento com a eventual valorização do modelo.

Com o constante aumento nos preços dos carros novos, os seminovos se tornaram boas alternativas para serem financiados. Mas será que há alguma diferença entre financiar um carro novo ou seminovo?

Autoesporte conversou com Paulo Noman, presidente da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef), para trazer a resposta para essa e outras perguntas.

A diferença entre financiar um carro 0-km e um seminovo

Segundo o especialista, os financiamentos de carros novos, seminovos e usados são parecidos, mas veículos mais antigos demandam cuidado extra por parte dos bancos.

“O banco pode solicitar uma análise do veículo para conferir se o valor está justo ou se há alguma fraude”, diz Noman. “Essa vistoria não é necessária na compra de carros novos ou de seminovos com até três anos de fabricação.”

Outra diferença fica por conta da taxa de juros. Em média, a taxa mensal de juros para o financiamento de um carro novo é de 1,2%. Para um carro usado, a taxa pode variar entre 3% e 4,5%, dependendo da instituição financeira responsável.

Ou seja, por mais que o carro usado seja mais barato, no fim das contas, o cliente pode acabar pagando mais caro pelo fato de aquele veículo ter sido produzido há mais tempo.

Os requisitos para financiar um carro usado

O procedimento para financiar um carro seminovo ou usado é exatamente o mesmo de um modelo novo. O cliente terá de provar sua identidade e apresentar comprovantes de residência e de renda. Isso pode ser feito tanto com os holerites de funcionários registrados, como com históricos bancários de trabalhadores informais. Autoesporte já enumerou quais documentos são aceitos pelos bancos e instituições financeiras.

“Talvez o banco chame o cliente para prestar alguns esclarecimentos sobre dívidas. Isso também pode interferir no valor cobrado nas parcelas mensais ou na entrada. A partir desses dados, o banco vai traçar uma análise de risco e determinar o valor do financiamento”, explica Noman.

Siga o PB24horas Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Influenciadora morre ao cair de viaduto em Campina Grande

Acidente chocante envolvendo Alana Carla Guedes gera luto e investigações na cidade. A notícia da morte de Alana Carla Guedes,...

ARTIGOS RELACIONADOS