“contador”
quarta-feira, 8 de maio de 2024

Verba do Governo Federal garante pagamento do piso da enfermagem só até dezembro e preocupa prefeitos

Últimas notícias

Outra questão que preocupa os gestores é que ainda não se sabe como esse dinheiro será distribuído.

verba do governo federal garante pagamento do piso da enfermagem so ate dezembro e preocupa prefeitos

A verba de R$ 7,3 bilhões liberada pelo Governo Federal para que o setor público consiga arcar com os custos provocados pela implantação do piso nacional da enfermagem foi comemorado por prefeitos em todo o Brasil. Entretanto a preocupação dos gestores não acaba. A verba só garante o cumprimento do pagamento até dezembro, ou seja, não representa uma solução definitiva.

“Ninguém é contra o piso, todos acham justo, mas é um recurso finito e é necessário que haja a definição da fonte da complementação de recursos de forma definitiva”, explicou ao Click PBo secretário- executivo da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Pedro Dantas. Ele explica que é necessária a regularização rápida da situação.

Outra questão que preocupa os gestores é que ainda não se sabe como esse dinheiro será distribuído e essa definição precisa ser feita no máximo até a próxima segunda-feira (15), antes do fechamento das folhas de pagamento, para garantir que o dinheiro já venha no próximo salário dos enfermeiros.

Prefeitos paraibanos buscam recursos em Brasília para pagar Piso da Enfermagem e Magistério: “não temos recursos para pagar”

Dantas, explica que essas questões precisam ser resolvidas com urgência e agora a luta dos prefeitos é que haja uma fonte de recursos regular do dinheiro que será dividido entre estados municípios e instituições filantrópicas.

A lei que estabeleceu o piso salarial para profissionais de enfermagem foi aprovada no ano passado. Pouco tempo depois, a lei acabou sendo suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por não prever a fonte de recursos para bancar os pagamentos.

O Congresso Nacional precisou aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para viabilizar os recursos que seriam transferidos da União aos estados e municípios ficassem fora do teto de gastos.

Siga o PB24horas Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Entenda as mudanças do novo seguro DPVAT para 2025

Aprovado no Senado, novo DPVAT promete tarifas mais acessíveis Novo DPVAT aprovado e seus impactos: O Senado aprovou a reimplantação...

ARTIGOS RELACIONADOS