“contador”
sábado, 4 de maio de 2024

Justiça suspende redução de 30% em mensalidade de curso de medicina na Paraíba

Últimas notícias
justica suspende reducao de 30 em mensalidade de curso de medicina na paraiba
Foto Reprodução:  Ednaldo Araújo/TJPB

A Justiça da Paraíba suspendeu uma decisão que determinava o desconto de 30% nas mensalidades de uma aluna do curso de medicina de uma faculdade particular do município. Conforme o novo entendimento, da desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, as aulas continuaram a ser feitas de forma remota, de forma que não teria justificativa para reduzir o valor da mensalidade.

A suspensão determinada por Fátima Bezerra foi dada ao analisar um recurso feito pela instituição de ensino após a primeira decisão. A universidade alegou que continua a prestar o serviço educacional por aulas remotas; que o conteúdo pedagógico foi adaptado e os professores foram capacitados para o ensino nesta modalidade; e que também permitiu que a aluna pagasse as mensalidades de forma diferenciada, parcelando com cartão de crédito, por causa da pandemia.

Segundo a desembargadora, por causa da pandemia, as universidades tiveram que suspender as aulas presenciais, sendo autorizada a substituição das aulas presenciais pelo ensino mediante uso de recursos digitais até 31 de dezembro de 2020.

A magistrada disse ainda, na decisão, que a imprevisibilidade da pandemia trouxe consequências para todo mundo e que, com base na análise dos autos, não houve comprovação de fatos que pudessem justificar a redução dos custos operacionais por parte da universidade, “a qual apresentou elementos suficientes para demonstrar queda de receita (motivada tanto pela inadimplência quanto pela evasão dos estudantes) e aumento de despesas para a instalação e funcionamento da modalidade de ensino remota”.

Fátima Bezerra destacou ainda que, especialmente no curso de medicina, as aulas práticas podem ser repostas, fazendo com que a redução da mensalidade não fosse necessária uma vez que ainda há a garantia de ressarcimento integral de eventuais danos, com base no Código do Consumidor.

A decisão de suspender os efeitos da determinação anterior vale até o julgamento do mérito do recurso apresentado pela instituição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Influenciadora morre ao cair de viaduto em Campina Grande

Acidente chocante envolvendo Alana Carla Guedes gera luto e investigações na cidade. A notícia da morte de Alana Carla Guedes,...

ARTIGOS RELACIONADOS