“contador”
segunda-feira, 20 de maio de 2024

Aliada da saúde, atividade física regular afasta o sedentarismo e previne doenças

Últimas notícias

Benefícios incluem melhora do humor, da autoestima e da saúde cardiovascular

aliada da saude atividade fisica regular afasta o sedentarismo e previne doencas

A vida sedentária representa um custo alto para a vitalidade do corpo e da mente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo pode levar 500 milhões de pessoas a desenvolverem doenças cardíacas, obesidade, diabetes e outras doenças não transmissíveis até 2030.

“O sedentarismo e a má alimentação são o mal do século. São os principais responsáveis pela grande maioria das doenças crônicas degenerativas que afetam a saúde da população mundial”, afirma a endocrinologista Cristina Figueiredo Sampaio Façanha, diretora-geral do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH-CE). É urgente que a população movimente mais o corpo. Os brasileiros, especialmente.

O Brasil é um dos países mais sedentários da América Latina, aponta a OMS. A organização estima que pelo menos 47% dos brasileiros são considerados fisicamente inativos, ou seja, não praticam atividades físicas suficientes para manter a saúde.

As consequências dessa inatividade é o que leva muita gente para o consultório médico. “A pessoa que não faz atividade física de forma regular tem o organismo mais inflamado”, pontua Giselle Barroso Vieira Costa, médica cardiologista do CIDH-CE. “O sedentarismo aumenta o risco da hipertensão arterial, da diabetes e de, inclusive, doenças oncológicas. A preocupação dos médicos quanto ao sedentarismo é porque ele leva a outras doenças”, alerta a profissional.

Para sair desse quadro sedentário e desenvolver um estilo de vida mais saudável, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) recomenda pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana para todos os adultos, incluindo quem vive com doenças crônicas ou incapacidade, e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.

Toda atividade física conta? “Sim, desde que respeite os limites do corpo e não provoque lesões”, afirma Cristina Figueiredo. E aqui vale pontuar uma diferença básica entre exercício físico e atividade física. Tiago Daniele, professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza (Unifor) e do curso de graduação em Educação Física, explica que atividade física é qualquer movimento corporal que inclua gasto de energia.

Já o exercício é sistematizado, organizado e periodizado. “É quando realizado com a orientação de um profissional de educação física, que vai direcionar o melhor tipo de exercício e movimento que você vai fazer”, diferencia o professor. De forma sistematizada ou não, em casa, na academia ou em espaços livres, colocar o corpo para se exercitar de forma regular traz muitos benefícios.
O que muda com a prática de atividade física regular?

De acordo com Tiago Daniele, os primeiros benefícios na saúde corporal é a melhora da circulação. “Melhora a condição de você conseguir, por exemplo, ficar mais tempo em pé, de ficar mais tempo sentado e não sentir dor, melhora a respiração, e a sensação de bem-estar”. A melhora da condição cardiovascular ajuda a diminuir os principais fatores de risco para infarto e derrame (acidente vascular cerebral – AVC).

“No sistema cardiovascular, por exemplo, existe aumento da força do coração e da circulação sanguínea. Redução de certos hormônios que estão associados ao estresse. Observa-se, também, melhora da força muscular e coordenação motora”, acrescenta Cristina Figueiredo.

A saúde mental também se beneficia da prática regular de atividade física. “É reconhecida como uma importante aliada no combate à depressão, nos casos leves e moderados. A noradrenalina e a serotonina, também responsáveis pelo equilíbrio do humor, são estabilizadas a partir da atividade física. Não se pode deixar de citar também os benefícios proporcionados pela melhora estética, como a autoconfiança e a autoestima”, argumenta Cristina Figueiredo.

Tiago Daniele observa que a melhora na disposição física também contribui para a sensação de bem-estar e combate ao estresse. “À medida que você se sente melhor consigo mesmo, consigo mesma, tendo mais disposição física, isso se relaciona diretamente com a disposição mental, com o bem-estar”.

A qualidade do sono é outra recompensa, como observa a médica Giselle Barroso. “Atividade física vai levar o paciente a controlar melhor as doenças crônicas. Vai também levar um bem-estar, então tudo isso junto faz com que o paciente esteja melhor e assim ele também vai conseguir dormir melhor”, resume a cardiologista.

Outros benefícios da atividade física são: ajuda a controlar o peso, reduz a pressão arterial, reduz risco de infarto e AVC, aumenta densidade óssea, melhora o perfil lipídico, a mobilidade articular, a força e o equilíbrio.

Como sair do sedentarismo?

Desejar melhorar a saúde e a qualidade de vida é o primeiro passo para quem quer sair do sedentarismo, conforme afirma Tiago Daniele. “Querer realmente sentir-se melhor consigo mesmo, mais disposto física e mentalmente, sentir-se mais feliz. Essa é a grande mudança do exercício físico para a saúde”, destaca.

A cardiologista Giselle Barroso recomenda buscar a orientação de profissionais da saúde, como nutricionista e educador físico para receber informação direcionada, especialmente quanto ao combate de doenças crônicas. E deixa um lembrete: “o efeito da atividade física não é de hoje para amanhã. O paciente deve fazer isso com a regularidade, assim ele vai sentir o bem-estar, vai sentir até saciedade, não vai ter tanta fome, vai controlar essas doenças crônicas e melhorar a saúde como um todo. Com tudo isso vem a parte física (estética) também”, finaliza.

Algumas das principais vantagens da prática regular de atividades físicas são:

-Melhora do condicionamento físico: Com a prática regular de atividades físicas, o condicionamento físico melhora, o que contribui para a realização de atividades do dia a dia com mais facilidade e disposição.

-Controle de peso: A atividade física ajuda a queimar calorias, o que pode contribuir para o controle do peso corporal, prevenindo a obesidade e doenças associadas.

-Redução do estresse: A atividade física ajuda a reduzir o estresse, pois estimula a produção de endorfina, hormônio que proporciona sensação de bem-estar.

-Prevenção de doenças cardiovasculares: A atividade física regular ajuda a reduzir os fatores de risco para doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, diabetes e colesterol elevado.

-Prevenção de doenças osteomusculares: A atividade física regular ajuda a prevenir doenças osteomusculares, como osteoporose e artrite, pois contribui para o fortalecimento dos ossos e músculos.

-Por isso, é importante incluir a atividade física como um hábito saudável em nossa rotina, visando sempre a manutenção da saúde e prevenção de doenças.

Siga o PB24horas Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Distrito de Tanques celebra nova pavimentação de rua

Na manhã de domingo (18/05), a população do Distrito de Tanques em Poço Dantas comemorou com festa a pavimentação...

ARTIGOS RELACIONADOS