“contador”
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Azeite: conheça os tipos e propriedades do produto

Últimas notícias
azeite conheca os tipos e propriedades do produto
Foto Reprodução: Guia da Cozinha

O consumidor brasileiro busca cada vez mais uma alimentação balanceada e saudável. Por esse motivo, o interesse pelo azeite cresce a cada ano no Brasil, segundo um estudo realizado pela FIESP. Visto que essa iguaria é uma gordura proveniente da azeitona, o fruto da oliveira, ela é rica em vitaminas e substâncias antioxidantes que fazem bem ao nosso organismo.

A azeitona, por sua vez, é um alimento presente em grande parte das cozinhas e o azeite é um dos elementos base da dieta mediterrânica, considerada uma das mais saudáveis do mundo. Florescendo na primavera, as azeitonas passam pelo processo de maturação até o outono, época em que acontece a colheita.

Após esse processo, o azeite é produzido e subdividido em três tipos com propriedades e sabores diferentes. Veja abaixo:

Extra Virgem
Nesta categoria, o produto deve ter até 0,8% de acidez e sem defeito organoléptico/sensorial, sendo este o tipo de azeite que tem melhor preservadas as suas qualidades de aroma e sabor. A acidez de até 0,8% é um indicativo de que todas as etapas de processamento (maturação da azeitona, colheita do fruto, limpeza, extração e embalagem) foram realizadas de forma adequada.

Virgem
Azeites que apresentam algum defeito sensorial e/ou com acidez acima de 2% são denominados azeite virgem. Produtos com acidez acima de 2% não são adequados para o consumo, sendo que estes produtos são submetidos a um processo químico denominado refinamento, o qual se reduz a acidez do produto adequando-o ao consumo.

De Oliva
O processo de refinamento nos azeites virgens remove, além da alta acidez, as substâncias aromáticas e de sabor, bem como os antioxidantes naturais, pigmentos de cor e as vitaminas. Nesta fração refinada do produto, normalmente se adiciona uma pequena quantidade de azeite extra virgem para repor um pouco de sabor, aroma e cor ao produto final. Estes azeites, então, são denominados comercialmente como “Azeite de Oliva” e sua acidez é de até 1%.

Siga o PB24horas Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Espedito Filho discute novos projetos para Triunfo em João Pessoa

Prefeito busca parcerias para fomentar o desenvolvimento municipal O prefeito Espedito Filho teve um dia produtivo em João Pessoa, onde...

ARTIGOS RELACIONADOS