Foto: Reprodução

1) Por que o bacalhau é muito consumido na Páscoa?
Devido à tradição trazida pela Igreja Católica de não comer carne durante a Quaresma, em especial na Sexta-Feira Santa, o consumo de peixes aumenta. Para deixar o cardápio do almoço de Páscoa mais requintado, o bacalhau é escolha perfeita. Em Portugal, é tido como um dos produtos mais nobre.

2) Por que o bacalhau é cheio de sal?
O excesso de sal se deve à técnica de salgar os peixes para retirar sua umidade e conservá-los frescos por mais tempo. Na verdade, a palavra bacalhau faz alusão a esse processo e não ao peixe em si. Muitas espécies de peixe podem ser submetidos a isso, e os mais comuns são o Gadus morhua e o Gadus macrocephalus, conhecidos popularmente como Bacalhau Porto Imperial e Bacalhau Porto.

3) Por que o bacalhau não tem cabeça?
Porque esse tipo de peixe não existe no Brasil e precisa ser importado já tendo passado pelo processo de salga e cura – que retiram a cabeça do bacalhau durante a técnica.

4) Como dessalgar o bacalhau?
Primeiro, retire o excesso de sal colocando o peixe em uma vasilha com a pele virada para cima e deixe cair um fio de água corrente por pelo menos 10 minutos. Em seguida, coloque a vasilha dentro da geladeira. Isso vai fazer com que o peixe fique mais macio e consistente, além de evitar que exale cheiro forte na fase de preparo. O mais indicado é manter o dessalgue de 24 a 42 horas e trocar a água a cada seis horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui