Dicas de como fazer um churrasco de primeira

Dicas de como fazer um churrasco de primeira
Foto Reprodução: Guia da Cozinha

O churrasco é um evento para os brasileiros, porque é mais que um momento para comer uma carne assada, é uma reunião com os amigos e família (mas, por causa da quarentena, precisa ser só com as pessoas de casa mesmo), é acompanhamento principal em dia de jogo, de aniversário, de festa de fim de ano. Não importa o motivo, o que vale mesmo é ver aquela carne assando e devorar pão de alho como se não houvesse amanhã. E, vamos combinar, fazer um churrasco pode ser simples, mas todo detalhe faz a diferença!

O ato de assar carnes em uma grelha é considerada uma arte. Existem diversos mestres churrasqueiros pelo país especialistas no assunto, porque tudo envolve uma técnica para preservar a suculência da carne e se deliciar com o seu sabor. E já que hoje, 24, é Dia do Churrasco, resolvemos te dar uma mãozinha para você fazer um churrasco digno de elogios.

Então, se você fica aí se perguntando por que o churrasco do vizinho sempre cheira melhor que o seu e quer aprender de uma vez por todas como preparar um bom churrasco, o Guia da Cozinha vai te dar algumas dicas valiosas!

De olho na brasa!

Foto Reprodução: Pexels

Ao fazer um churrasco, você pode ter duas opções principais: com o uso do carvão – que é o modo mais convencional – ou com o uso da lenha, para aquele churrasco mais lento e tradicional gaúcho, por exemplo. Se você optar pelo carvão, saiba que ele é ideal para assar carnes de preparo mais rápido. Não precisa economizar nele não, é necessário uma camada boa de carvão para cobrir o fundo da churrasqueira. Acenda o carvão pelo menos 45 minutos antes de assar a carne e só coloque as peças na churrasqueira quando o carvão estiver ficando cinza. Não é necessário a chama, mas sim a brasa para assar a carne.

Quer tentar um churrasco com a lenha? Ela é ideal para carnes de preparo mais lento e a madeira vai ajudar a aromatizar o alimento – chique né? Lembre-se que precisamos da brasa para o churrasco acontecer, por isso, a lenha tem que estar acesa a pelo menos 1 hora antes do churrasco para alcançar esse ponto.

O Sal grosso

Ele é unanimidade na hora de fazer churrasco, afinal, o sal grosso é muito fácil de ser encontrado e tempera a carne de uma maneira muito democrática. Mas, você pode variar o sal quando for temperar a carne, utilizando o sal rosa do Himalaia ou até mesmo a flor de Sal. Outra dica legal para incrementar o seu churrasco é fazer o uso de ervas finas como tomilho, por exemplo. Isso vai dar um toque mais especial para sua carne.

Atenção: você deve salgar a carne, de preferência, pouco antes de levá-la a churrasqueira. Se você salgar a carne muito antes, ela vai desidratar e perder a suculência. Quer uma carne menos salgada? Experimente salgar a carne depois de assar. Quanto menos a carne fica exposta ao sal, mais leve será o tempero.

Como temperar outras carnes?
Aquele churrasquinho de fim de semana é bem democrático, por isso o frango, a carne de porco e até o peixe podem entrar na grelha. Mas, esse tipo de carne demanda mais que o sal como tempero. O ideal é marinar essas carnes com suco de laranja ou limão e algumas ervas. Faça isso no dia anterior para que o tempero seja bem absorvido. Apenas o peixe pode ser temperado no dia do churrasco, já que é uma carne mais delicada.

Assando as carnes

Foto Reprodução: Pexels

Sabemos que existem diversos pontos no preparo das carnes, mas para os churrasqueiros iniciantes de plantão existem algumas dicas para ter uma carne bem assada sem deixar que ela fique muito mal passada ou torrada demais. Para isso, deixe as carnes expostas à brasa entre 5 a 15 minutos, não precisa mexer muito. A ideia aqui é selar a carne, para que fique dourada por fora e suculenta por dentro. Para as peças de carne mais grossas, e que você queira bem passada, deixe-as mais afastadas da brasa direta, para que cozinhem de maneira mais homogênea.

A quantidade

Nem carne demais, nem de menos. Para fazer um churrasco com a quantidade ideal, considere que um adulto consome em torno de 500g de carne, cada. As mulheres geralmente consomem um pouco menos que isso, cerca de 350g. Mas vai sempre do gosto de cada um. Se um churrasco possuir ao menos 10 pessoas por exemplo, considere 4kg de carne para ter uma quantidade ideal.

Acompanhamentos

Churrasco não pode faltar aquele pão de alho, uma farofa, um arroz soltinho e, claro, a maionese. Os carboidratos são essenciais em um churrasco, mas é o ideal é que eles não disputem com o sabor do churrasco. Os acompanhamentos precisam estar menos salgados do que a carne para que haja um equilíbrio perfeito. Prefira assar o pão de alho no começo ou final do churrasco, para que ele não queime rapidamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui