Foto Reprodução: Água Doce

A técnica culinária de ensopar alimentos é famosa e queridinha entre os brasileiros. A receita consiste em preparar alimentos, geralmente carne, peixe ou frango, com uma pequena quantidade de líquido e vários temperos. É uma opção de refeição saborosa e dá para servir no almoço ou jantar acompanhado daquele arroz fresquinho.

Que tal preparar uma receita de ensopado ainda hoje? Não tem quem resista a um ensopado irlandês, por exemplo. Tome nota dos ingredientes e reproduza a receita em sua casa!

Ensopado irlandês
Tempo: 1h
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

– 900g de alcatra limpa em cubos médios
– 450g de cebola em pétalas
– 900g de batata cortada em pedaços grandes
– 3 cenouras grandes em pedaços médios
– 200g de bacon picado
– 5 colheres de (sopa) de azeite
– 3 dentes de alho picadinho
– 2 xícaras de (chá) de vinho tinto seco
– 500ml de água
– Salsinha fresca para decorar
– 1 caldo de carne
– Sal a gosto
– Pimenta-do-reino a gosto

Preparo

Em uma panela grande, frite o bacon e o alho no azeite até dourar. Acrescente a alcatra e sele todos os lados da carne, regue com um fio de água e deixe a carne fritar um pouco até dourar. Reserve. Na mesma panela, coloque as cebolas, as cenouras e a água. Deixe cozinhar por 15 minutos.

Neste momento, acrescente as batatas pois elas irão cozinham com mais facilidade. Deixe cozinhar por mais 20 minutos e verifique se os legumes estão ao dente. Coloque novamente na panela, a carne, o vinho e o caldo de carne junto com os legumes, deixe cozinhar por mais alguns minutos até que a carne esteja totalmente cozida e os legumes macios. Coloque uma pitada de pimenta-do-reino e verifique o sal.

Siga o PB24horas Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui