“contador”
sexta-feira, 10 de maio de 2024

Pão tostado demais e câncer: a ciência explica a relação

Últimas notícias

Torrar o pão libera uma substância cancerígena

pao tostado demais e cancer a ciencia explica a relacao
Ouvir notícia

Dar uma leve torrada no pão antes de comê-lo é um hábito comum em vários países. No entanto, tostar demais o pão ao ponto de ele ficar com o aspecto queimado pode trazer alguns prejuízos para a saúde.

Torrar é um tipo de reação química chamada de reação de Maillard. Ela só ocorre em temperaturas em torno de 120°C. Nesse processo, açúcares redutores (que no caso do pão são principalmente maltose e glicose) reagem com os aminoácidos presentes no pão, produzindo uma mudança na cor e um monte de moléculas interessantes de sabor e aroma.

VEJA TAMBÉM: Jogos de Flamengo e Goiás são investigados por fraude de resultados

O problema está nesses aminoácidos que participam da reação, em especial a asparagina. Em 2002, cientistas na Suécia descobriram que a reação de Maillard pega a asparagina e produz uma substância pouco conhecida e desagradável, chamada acrilamida.

A acrilamida é um composto orgânico que está listado na Biblioteca Nacional de Medicina do NIH (Institutos Nacionais de Saúde, dos EUA) como “cancerígeno confirmado” e pela CAMEO Chemicals (banco de dados americano de fichas técnicas de produtos químicos) como “muito tóxico”. A substância é usada no tratamento de esgotos e resíduos, corantes e adesivos.

A substância é conhecida por ser neurotóxica, ou seja, é tóxica para sistema nervoso, e a exposição prolongada através dos alimentos pode aumentar o risco de doenças neurodegenerativas, como a demência. Pode até causar problemas no desenvolvimento dos fetos, pois por ter baixo peso molecular e ser solúvel em água, ela passa por todos os tecidos, inclusive a placenta.

Há os riscos de câncer. Pesquisas mostram que altos níveis de acrilamida causam câncer em animais, e estudos epidemiológicos sugeriram que o mesmo pode ser verdade para humanos: o composto tem sido associado a maiores incidências de câncer de mama, câncer de rim, câncer de endométrio e ovário, e de câncer em geral.

Mas o pão torrado vai causar câncer?

Estudos de laboratório demonstraram que a acrilamida provoca câncer – mas “os níveis utilizados nestes estudos foram muito superiores aos encontrados na alimentação humana”, observa a ficha informativa da FDA (agência regulatória americana equivalente à Anvisa) sobre a substância, e os testes foram feitos em ratos.

Exames desse tipo não podem ser feitos em humanos, por uma questão ética.

Especialistas afirmam que é seguro comer seu pão torrado, a menos que você rotineiramente queime até virar um pedaço de carvão. Além disso, existe o entendimento que não comemos acrilamida pura. Nos mesmos alimentos podem haver outros componentes, como antioxidantes, que podem ajudar a prevenir os mecanismos tóxicos.

Fonte: O Globo

Siga o PB24HORAS no Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Nova Atualização do WhatsApp muda interação dos usuários

Descubra as novidades que transformarão sua experiência no aplicativo A nova atualização do WhatsApp promete revolucionar a maneira como interagimos...

ARTIGOS RELACIONADOS