“contador”
quarta-feira, 1 de maio de 2024

Saiba como será o julgamento no TSE que pode deixar Bolsonaro inelegível

Últimas notícias

Bolsonaro será julgado nesta quinta-feira (22/6) por abuso de poder político e uso indevido de meio de comunicação estatal. Em reunião com embaixadores no ano passado, ele atacou o sistema eleitoral

Saiba como será o julgamento no TSE que pode deixar Bolsonaro inelegível
Saiba como será o julgamento no TSE que pode deixar Bolsonaro inelegível / Foto: Evaristo Sá

O futuro político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) começa a ser decidido nesta quinta-feira (22/6). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai analisar e julgar se Bolsonaro cometeu abuso de poder político e uso indevido de meio de comunicação estatal. Caso seja condenado, ele pode se tornar inelegível por oito anos. A ação movida pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) pede a inelegibilidade de Bolsonaro por causa da reunião com embaixadores organizada no Palácio do Alvorada, em julho de 2022. Na ocasião, o ex-presidente lançou dúvidas sobre a urna eletrônica sem apresentar provas e criticou o TSE.

A Corte Eleitoral reservou três sessões ordinárias para analisar o processo contra Bolsonaro. Os ministros podem prosseguir com o julgamento nas sessões subsequentes de terça e quinta-feira (27/6 e 29/6). O relator da ação é o corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, que deve começar a sessão — prevista para 9h — lendo o relatório da Ação de Investigação Judicial Eleitoral. O documento está disponível para consulta pública no site do TSE.

VEJA TAMBÉM: ‘O sonho do pobre do Nordeste é ser pobre no Sul’, diz ministro

O relatório pontua que Bolsonaro alegou que os resultados eleitorais poderiam ser comprometidos por fraudes no sistema de votação. Ele também afirmou que em 2018, as urnas trocaram o dígito 7 pelo 3, transformando o voto no “17” (número dele na época) em “13”, do Partido dos Trabalhadores. As declarações dadas pelo ex-presidente são falsas e a integridade do sistema eleitoral foi constatada pelo TSE.

Os advogados de defesa alegaram que o ex-presidente realizou um “diálogo aberto”, no qual “expôs, às claras, sem rodeios, em linguagem simples, fácil e acessível, em rede pública, quais seriam suas dúvidas e os pontos que, ao seu sentir, teriam potencial de comprometer a lisura do processo eleitoral”. No domingo (18/6), Bolsonaro afirmou que os “indicativos não são bons”, mas que está “tranquilo”, em relação ao desfecho do julgamento.

O relatório também apresenta as diligências solicitadas, os depoimentos tomados e as perícias e providências requeridas pelo relator na etapa de instrução processual. Após a leitura do relatório, os advogados de acusação e de defesa terão 15 minutos cada para fazer sustentação oral. A palavra será concedida pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes.

Em seguida, haverá a apresentação do parecer do Ministério Público Eleitoral. Em abril, o MPE se manifestou favorável ao pedido de inelegibilidade de Bolsonaro. Concluídas essas etapas, o ministro relator Benedito Gonçalves deve apresentar o voto na ação. Na sequência, votam os demais ministros: Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, a vice-presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, o ministro Nunes Marques e, por último, o presidente do Tribunal, ministro Alexandre de Moraes. Se ocorrer pedido de vista por algum magistrado, o julgamento é adiado no prazo de 30 dias, podendo ser prorrogado para mais 30.
Veja o passo a passo do julgamento:

Relembre a reunião com embaixadores

A reunião com os embaixadores ocorreu em 18 de julho de 2018. Os ataques ao sistema eleitoral foram transmitido pela TV Brasil. “O que eu mais quero para o meu Brasil é que a sua liberdade continue a valer também depois das eleições. O que eu mais quero por ocasião das eleições é a transparência. Nós queremos que o ganhador seja aquele que realmente seja votado. Nós temos um sistema eleitoral que apenas dois países do mundo usam”, alegou Bolsonaro na ocasião. Em agosto do ano passado, o TSE determinou a retirada do conteúdo da reunião dos canais da emissora pública e da internet.

Siga o PB24horas Instagram

Receba as notícias do PB24horas no WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Jogos de hoje na tv

Os jogos de hoje, quarta-feira, prometem grandes emoções com partidas importantes ao redor do mundo. A agenda está recheada...

ARTIGOS RELACIONADOS