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sábado, 27 de abril de 2024

6 dúvidas comuns sobre financiamento de carro (e as respostas)

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O que determina o preço da parcela? Onde simular? Quais documentos são necessários? Respondemos essas e outras perguntas frequentes; confira

6 duvidas comuns sobre financiamento de carro e as respostas compressed

É normal ficar com dúvidas na hora de fechar o financiamento de um carro. A modalidade envolve muitos termos, regras e taxas que causam confusão, mas continua sendo uma das formas mais populares do Brasil para pagar um carro.

Para facilitar a compra do seu próximo carro, Autoesporte consultou especialistas do ramo para responder as principais dúvidas sobre o financiamento automotivo. Acompanhe abaixo e tenha um melhor entendimento do assunto.

1 – O que determina o preço da parcela?

Basicamente, os critérios internos dos bancos e o apetite ao risco determinam o preço da parcela, como diz Paulo Noman, presidente da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef).

“Os bancos trabalham de formas distintas, mas o mais comum é que o preço do financiamento seja determinado por CPF. Se o cliente tem um risco menor de inadimplência, sua taxa de juros no financiamento será menor. Da mesma forma, se o banco identificar um risco maior, a taxa inevitavelmente será maior”, diz Noman.

Segundo o especialista, estipular um valor com base no indivíduo e em seu perfil de risco é a forma mais justa de financiar um carro (pelo menos para os bancos). “Antigamente, existia uma regra de taxa única, em que o bom crédito subsidiava o mau crédito”, afirma.

2 – Quais documentos são necessários?

O cliente terá de provar sua identidade e apresentar comprovantes de residência e de renda. Isso pode ser feito tanto com os holerites de funcionários registrados como com históricos bancários de trabalhadores informais. Clique aqui e confira os documentos aceitos pelos bancos e instituições financeiras.

3 – Dá para financiar um carro com o nome sujo?

É incomum que bancos autorizem financiamentos a devedores, diz Noman. Se o cliente tem o nome no SPC e no Serasa, o banco tem a confirmação de que houve algum problema com pagamentos no passado. “O financiamento até pode ser aprovado com alguma explicação, mas o cliente não terá a regalia de uma entrada mais baixa com parcelas mais altas, por exemplo”, diz Noman.

Segundo o presidente da Anef, cada instituição tem o seu apetite a risco e seu limite de crédito. “No geral, o cliente será classificado em um ranking que vai de ‘muito bom’ a ‘muito ruim’, e uma pendência financeira vai colocá-lo em uma posição menos favorável.”

4 – Qual é a diferença entre financiar um carro novo, seminovo ou usado?

Segundo o especialista, os financiamentos de carros novos, seminovos e usados são parecidos, mas veículos mais antigos demandam cuidado extra por parte dos bancos. “O banco pode solicitar uma análise do veículo para conferir se o valor está justo ou se há alguma fraude”, diz Noman. “Essa vistoria não é necessária na compra de carros novos ou de seminovos com até três anos de fabricação”, completa.

Outra diferença fica por conta da taxa de juros. Em média, a taxa mensal de juros para o financiamento de um carro novo é de 1,2%. Para um carro usado, a taxa pode variar entre 3% e 4,5%, dependendo da instituição financeira responsável.

Ou seja, por mais que o carro usado seja mais barato, no fim das contas, o cliente pode acabar pagando mais caro pelo fato de aquele veículo ter sido produzido há mais tempo.

5 – Onde simular financiamentos?

Cada banco e instituição financeira tem os seus métodos para a simulação do financiamento automotivo. Autoesporte já publicou um tutorial mostrando os detalhes sobre como simular o parcelamento nos principais bancos do Brasil. Clique aqui para conferir.

6 – Alguns carros são mais fáceis de financiar que outros?

Segundo Noman, os financiamentos não são aprovados com base no produto, mas sim no score do CPF.

“A mesma entrada pode ser utilizada para comprar um hatch de entrada ou um sedã médio, mas o que vai determinar o valor total do financiamento é o score do cliente, baseado no risco da operação”, conclui.

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