“contador”
domingo, 19 de maio de 2024

Chá e café podem reduzir risco de AVC e demência, diz novo estudo

Últimas notícias
cafe avc capa 696x487 1
Foto Reprodução: Pixabay

Gosta de chá? E de café? Então agora você tem um motivo a mais para consumir. Uma pesquisa internacional mostrou que beber chá e café pode reduzir risco de ter AVC e demência.

A pesquisa analisou 365 mil pessoas com idades entre 50 e 74 anos e revelou que o consumo moderado dessas duas bebidas pode ter benefícios para a saúde.

Em artigo publicado na revista científica na revista Plos Medicine, os autores afirmam: “Nossas descobertas sugeriram que o consumo moderado de café e chá separadamente ou em combinação estava associado a um menor risco de acidente vascular cerebral e demência.”

A pesquisa foi feita por Yuan Zhang e colegas da Tianjin Medical University, na China. Ela sugere que beber café sozinho ou em combinação com chá também está relacionado a menor risco de demência pós-derrame.

Os acidentes vasculares cerebrais causam 10% das mortes em todo o mundo, enquanto a demência é um dos maiores desafios de saúde do mundo – 130 milhões devem viver com ela até 2050.

A pesquisa

Na pesquisa analisou 365 mil participantes do programa UK Biobank. Elas foram acompanhadas por mais de uma década.

No início, eles relataram a quantidade de café e chá que beberam.

Durante o período da pesquisa, 5.079 deles desenvolveram demência e 10.053 tiveram pelo menos um derrame.

Quantas xícaras?

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que bebiam de duas a três xícaras de café ou de três a cinco xícaras de chá por dia, ou uma combinação de quatro a seis xícaras de café e chá, tinham o menor risco de derrame ou demência.

Aqueles que beberam duas a três xícaras de café e duas a três xícaras de chá por dia tiveram um risco 32% menor de derrame. Essas pessoas tinham um risco 28% menor de demência em comparação com aquelas que não bebiam chá ou café.

Mais estudos

A professora Tara Spiers-Jones, líder do programa do UK Dementia Research Institute, que não estava envolvida na pesquisa, descreveu-a como “interessante” e “conduzida de maneira robusta”, mas enfatizou que mais trabalho precisa ser feito para entender completamente as ligações biológicas potenciais entre chá e café e o risco de derrame e demência.

O professor Kevin McConway, professor emérito de estatística aplicada na Open University, também não envolvido no estudo, disse que o estudo mostrou que as associações entre o risco de acidente vascular cerebral e de demência não aumentam ou diminuem uniformemente com o consumo de chá e café.

Siga o PB24horas Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Uiraúna estreia com vitória na Copa Primo Fernandes

A seleção Uiraunense venceu a A.D.A.V de Vieirópolis em um jogo emocionante A seleção de Uiraúna começou a Copa Primo...

ARTIGOS RELACIONADOS