“contador”
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Isolamento pode desregular o ciclo menstrual. Saiba como evitar

Últimas notícias
Isolamento pode desregular o ciclo menstrual. Saiba como evitar
Foto Reprodução: R7

Ansiedade, dificuldade para dormir, alterações no humor e compulsão por doces ou comidas gordurosas. Dos inúmeros sintomas da TPM (tensão pré-menstrual), esses são os mais vivenciados pelas mulheres. No contexto atual, em que uma pandemia mundial revela uma série de inseguranças, a ocorrência desses indicativos se intensificou e, por consequência, afetou diretamente o ciclo menstrual, deixando tudo desregulado.

Isso acontece porque o sistema límbico, responsável por alterar as emoções, fica próximo à região do cérebro encarregada de liberar os hormônios femininos. “Qualquer mudança emocional muito grande acaba por ocasionar alterações hormonais que impactam diretamente na menstruação e intensificam a TPM”, explica a ginecologista Marli Yamamoto.

Cumprir o isolamento social em casa é diferente de estar de férias, e o corpo sente isso. A mudança drástica na rotina de muitas mulheres não as impediram de, ainda assim, continuar a viver jornadas duplas ou triplas de trabalho: cuidar dos filhos em tempo integral, trabalhar em home office e lidar com os afazeres domésticos – quando não há um companheiro parceiro dentro de casa ou quando ela vive a quarentena sozinha.

Desta forma, manter uma boa qualidade de sono, uma alimentação saudável e uma rotina de atividades físicas, o que Yamamoto chama de tripé contra a TPM, ficou difícil.

A orientação da ginecologista é a de tentar seguir uma rotina com um ritmo parecido com o que tinha antes. “É importante evitar estímulos eletrônicos antes de dormir, evitar consumir alimentos à base de cafeína e passar a consumir mais legumes e verduras, o que ajuda, também, em um bom hábito intestinal”, explica.

As plataformas de vídeos online são boas aliadas para quem quer praticar atividades físicas sem precisar burlar a quarentena. “Dá para fazer uma caminhada dentro de casa, uma série de dez a quinze minutos, tem que ser criativa. Se estiver ansiosa, assista a uma vídeo aula de yoga ou alongamento. Se sentir que está engordando, tenta um aeróbico, liberar endorfina ajuda muito a controlar os sintomas da TPM”, aconselha.

Para tentar controlar os hormônios e fazer com que eles se harmonizem, a dica da médica é a de investir no óleo de prímula, que também pode ser encontrado em cápsulas e ainda atua de forma positiva no organismo das mulheres que estão prestes a entrar na menopausa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Médico Junior Pires recebe título de cidadania da Câmara de Vereadores de Sousa

Médico de Uiraúna Honrado Com Cidadania Sousense. Na última sexta-feira, o Dr. José Pires Dutra Júnior foi agraciado com...

ARTIGOS RELACIONADOS