“contador”
sexta-feira, 17 de maio de 2024

Jogos eletrônicos podem causar arritmia cardíaca, mostra estudo

Últimas notícias

A complicação não é comum, mas está crescendo entre as crianças, alertam pesquisadores australianos. Há, inclusive, casos de morte após a perda da consciência no meio da partida de videogame. A maioria das vítimas tem predisposição genética

jogos eletronicos podem causar arritmia cardiaca mostra estudo
Foto Ilustração: Canva

O tempo que os filhos dedicam aos jogos eletrônicos preocupa boa parte das famílias. Sedentarismo, prejuízos à visão e até desvios de comportamento estão entre os temores. Um estudo divulgado hoje, na Heart Rhythm, revista oficial da Sociedade do Ritmo Cardíaco, traz novo componente à lista: a possibilidade de, durante uma partida de videogame, a criança sofrer uma arritmia cardíaca, com risco de morte. Os pesquisadores enfatizam que esses casos não são comuns, mas a incidência tem aumentado nos últimos anos.

“Tendo cuidado de crianças com problemas de ritmo cardíaco por mais de 25 anos, fiquei chocado ao ver o quão essa apresentação é emergente e que várias crianças morreram por causa disso”, afirma, em nota, Jonathan Skinner, coinvestigador do estudo e pesquisador do Sydney Children’s Hospitals Network, na Austrália. Skinner e os colegas documentaram um padrão incomum, mas distinto, entre crianças que perdem a consciência enquanto se divertem com jogos eletrônicos.

Para isso, fizeram uma revisão sistemática da literatura científica sobre o fenômeno e iniciaram um esforço internacional para identificar casos de crianças com perda súbita de consciência enquanto jogavam videogames. O grupo chegou a 22 casos e concluiu que os jogos de guerra multiplayer (com várias pessoas jogando ao mesmo tempo) foram o gatilho mais frequente.

Algumas crianças morreram após sofrer uma parada cardíaca. Quando submetidas a avaliações, sobreviventes e não sobreviventes, constatou-se que a taquicardia ventricular polimórfica catecolaminérgica (TVPC) e a síndrome congênita do QT longo (SQTL) foram as causas subjacentes mais comuns. A TVPC é uma complicação genética. Já a SQLT pode ser hereditária ou adquirida. Ambas são causas comuns de morte súbita entre jovens.

Segundo os cientistas, houve alta incidência de variantes genéticas potencialmente relevantes (63%) entre os pacientes. Claire M. Lawley, investigadora principal do estudo, relata que, em algumas situações, essa vulnerabilidade só foi identificada depois de a criança ter passado mal. “Os videogames podem representar um sério risco para algumas crianças com condições arrítmicas. Eles podem ser letais em pacientes com condições arrítmicas predisponentes, mas muitas vezes não reconhecidas”, alerta a também pesquisadora do hospital australiano.

Lawley conta que, quando foi descoberta, essa vulnerabilidade genética gerou implicações significativas para as famílias. Em alguns dos casos, a avaliação médica da criança que perdeu a consciência durante uma partida de videogame levou muitos parentes a serem diagnosticados com um importante problema de ritmo cardíaco.

Siga o PB24horas Instagram

Receba notícias do pb24horas no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/pb24horas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

OUTRAS NOTÍCIAS

Bar do Cuscuz multado por despejo de esgoto

A Operação Praia Limpa, conduzida pela Sudema, resultou em uma multa pesada para o Bar do Cuscuz. O estabelecimento...

ARTIGOS RELACIONADOS